Quem está se preparando para alguma prova importante, como Enem ou vestibular, ou ainda na faculdade, certamente está sempre atrás de alguma ferramenta que possa colaborar com essa tarefa. Dessa forma, vamos falar nesse post sobre aplicativos para estudo mais indicados para ajudar você. Para você ter uma ideia, apenas com o seu celular em mãos, é possível organizar melhor a sua hora de estudar e, com isso, melhorar seu desempenho.

Em resumo, os aplicativos para estudo encontrados nas lojas do seu smartphone podem fazer a diferença nessa hora. O melhor é que a maioria são muito fáceis e intuitivos de operar. Se você tem problemas para organizar seus estudos, a solução pode estar bem ao seu lado.

Foi pensando nisso que levantamos uma lista com dez aplicativos para estudo mais indicados para ajudar. Tem aplicativo para estudar, ler, fazer contas e até para quem precisa relaxar e meditar, e outros que ajudam também na gestão do tempo.

Confira!

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

Leia também: Desenvolva novas competências para estudar em casa

Aplicativos para estudo: 10 opções

1. Pocket

Antes ele era conhecido como Read it Later, ou seja “Leia depois”, esse aplicativo para estudos armazena informações que você encontra nas plataformas e não tem tempo para ler, desse modo, salva para ler depois.

Quando você salva um artigo que surgiu na sua timeline para ler depois, além de você não “perder” seu tempo enquanto está concentrado em outra tarefa, pode reservar outro momento para dar a atenção necessária para o que quer ler. Dessa maneira, você consegue organizar seu tempo, sem atropelar as tarefas agendadas.

A proposta desse, que é um dos aplicativos para ajudar nos estudos, é proporcionar uma experiência mais calma e relaxante para quem vai utilizar. Ele tem um layout simples sem poluição visual que oferece um descanso para os olhos. Itens importantes para quem está cansado da rotina dos estudos.

O app também possui uma opção que transforma os conteúdos escritos em áudios, também facilitando a vida do estudante que pode executar outras tarefas enquanto ouve.

Está disponível nas plataforma Android, Windows Phone e iOS e é gratuito.

2. Edu.app

Para quem precisa de um reforço no estudo do Enem, vai fazer bom uso desse aplicativo para estudo, uma vez que é fruto de uma parceria entre o Google e a Fundação Lemann. Esta fundação é uma organização sem fins lucrativos que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil.

Esse que é um dos aplicativos para ajudar nos estudos, está disponível apenas na plataforma Android. Ele reúne o conteúdo do YouTube EDU com vídeos-aulas temáticas e tem foco principalmente no Enem.

É possível selecionar as matérias no mesmo estilo que a própria prova do Enem, ou seja: Humanas, Linguagem, Matemática e Ciências da Natureza. O conteúdo é totalmente em português e feito por professores das áreas.

Você pode conferir suas horas de estudos com os gráficos oferecidos e também pode responder aos desafios propostos e baseados na prova do Enem.

3. Wattpad

Esse é um dos aplicativos para ajudar nos estudos, principalmente para aprimorar sua leitura, escrita ou cumprir com a lista de livros para o vestibular.

É uma biblioteca mundial ilimitada e sempre em expansão. São mais de 10 milhões de livros e histórias gratuitos. Dos mais variados gêneros, como ficção científica, fantasia, mistério, romance ou suspense.

Se você deseja utilizar seus intervalos de estudo sobretudo para ler e quiser usar seu smartfone, ele tem ferramentas que ajustam brilho, fonte e a cor do papel. É possível ainda deixar comentários.

Além disso, você pode também treinar sua escrita, já que o app permite que você publique suas próprias histórias para que os outros possam ler. O aplicativo é gratuito para Android, iOS e Windows Phone.

4. Duolingo

Duolingo é um dos aplicativos para estudo que auxilia no aprendizado de novos idiomas. A ideia da plataforma não é no formato de um curso convencional, mas funciona como se fosse um jogo. Você vai aprendendo, ganhando pontos e avançando para os próximos níveis. Isso faz com que o estudante se mantenha motivado e é um dos maiores atrativos do app.

Esse que é um dos aplicativos para ajudar nos estudos, já tem 300 milhões de usuários ativos. São um total de 19 idiomas disponíveis, porém, alguns não estão disponíveis para quem não tem o português como língua materna.

O app é gratuito e está disponível tanto no iOS, quanto no sistema Android e Windows Phone.

5. Coursera

Esse app é para quem quer ter contato com conteúdo universitário. Ele oferece acesso gratuito e pago para diversos cursos de inúmeras universidades renomadas do mundo inteiro.

São mais de 100 universidades, com aulas de professores dessas instituições, incluindo Stanford, Yale e Princeton.

Algumas opções de cursos que esse app oferece: programação de computador; empreendedorismo, negócios e liderança; finanças, contabilidade e economia; marketing; nutrição e psicologia.

Disponível para as 3 plataformas gratuitamente.

6. Relax: Stress & Anxiety Relief

Esse aplicativo não é bem voltado para os estudos, mas é uma ferramenta muito importante para manter a mente mais tranquila. Ele promete um alívio no estresse efetivo e rápido, em 5 minutos.

Você pode fazer exercícios de meditação e respiração com o uso de músicas calmas que promovem relaxamento. É de extrema importância parar para relaxar de vez em quando. Principalmente para quem está na rotina cansativa e frenética de estudos. Encontrar tempo para nós mesmos faz bem para mente, e de vez em quando precisamos desligar para que possamos voltar mais concentrados para os estudos.

Possui meditações guiadas e focadas nas diversas partes do corpo, bem como sessões de respiração em variados níveis. O app promete aumentar o foco e sobretudo, reduzir a ansiedade. Além de baixar a pressão arterial e ajudar na manutenção da dor.

Está disponível nas três plataformas, porém todas as opções são pagas e não possuem versão em português.

7. Workout Trainer

Outro app que não é necessariamente um dos aplicativos para ajudar nos estudos, porém, se você só passar o dia todo com a cabeça mergulhada nos livros e não sair da sua cadeira, sem dúvida não vai ter um rendimento adequado.

Esse aplicativo ajuda você com planos de treinamentos com exercícios elaborados por especialistas. São exercícios que não precisam de equipamentos, ou seja, você pode fazer na sua própria casa nos intervalos dos estudos. Promete deixar você motivado para realizar suas atividades.

É fundamental praticar exercícios físicos em qualquer época da vida. Mas se você é estudante, sabia que eles ajudam muito na concentração e fixação de conteúdos. Além de desenvolver melhor o raciocínio lógico e a memória, também aumentam o foco na realização de atividades escolares.

Se esse é um assunto que você se interessa, saiba que a FMU tem um curso de licenciatura presencial em Educação Física, com duração de 6 semestres.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FMU

O app está disponível nos sistemas iOS e Android e é gratuito, porém precisa de assinatura paga. Confira os valores nas plataformas.

8. SimpleMind

Esse é um dos aplicativos para ajudar nos estudos pois cria os chamados mapas mentais. Mapa mental, ou mapa da mente é o nome dado para um tipo de diagrama, criado pelo psicólogo inglês Tony Buzan. Ele ajuda na gestão de informações e conhecimento, na solução de problemas, na memorização e aprendizado, entre outros.

Os mapas mentais criados por esse app vão te ajudar a criar ferramentas visuais que vão otimizar seus planos de estudo. Eles servem tanto para colocar suas ideias em ordem, quanto organizar revisões, criando gráficos que facilitam sua vida. Está disponível para Android e iOS.

9. Mathway

Considerado o aplicativo número 1 para quem quer resolver problemas de matemática. Ele pode resolver na hora os problemas matemáticos mais difíceis. Para isso, você só precisa digitar o seu problema, ou apontar sua câmera e tirar uma foto para obter as respostas.

Abrange os seguintes assuntos: matemática básica, álgebra, trigonometria, cálculo, estatística e química. Além de fazer gráficos. Gratuito para Android e iOS. Esse é um dos aplicativos para estudo mais famosos no campo da matemática.

10. Hokusai Audio Editor

Esse app é ideal para quem faz cursos como Jornalismo, Produção Audiovisual, Produção Multimídia ou Rádio TV e Vídeo. Cursos que, inclusive, são oferecidos na FMU. Ele transforma o seu celular em um estúdio de gravação e edição de arquivos de áudio. É um app intuitivo e fácil de usar. Disponível para iOS e Android.

Gostou das dicas de aplicativos para estudo? Continue acompanhando o nosso blog e tenha mais conteúdo como esse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui