Muitos relatam que a faculdade é a melhor época da vida de uma pessoa. O aprendizado, as amizades, as experiências, tudo isso só colabora com essa afirmação. Mas o começo de tudo pode ser um pouco difícil, por conta da falta de experiência. Por isso, hoje vamos falar dessa fase: a dos calouros. Nosso objetivo é deixar você menos ansioso e dar dicas para você aproveitar da melhor forma essa etapa do curso.

Em resumo, começar algo do zero pode trazer muito nervosismo. Seja um emprego, um relacionamento e até mesmo um curso universitário. Porém, cada início traz consigo uma tela em branco que podemos pintar do jeito que quisermos, com problemas a serem enfrentados. Podemos já começar dando um gás nos estudos, tendo bons relacionamos com os professores e aproveitar cada oportunidade que a faculdade nos dá.

Vamos hoje dar uma série de dicas para vocês, calouros, que querem tirar o maior proveito possível dessa fase tão boa e de tantas experiências positivas. E, se você optou ou pensa em ingressar na FMU, saiba que a instituição dá todo o apoio aos calouros nessa fase.

Confira!

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

Leia também: Desenvolva novas competências para estudar em casa

7 dicas para os calouros aproveitarem o início da faculdade

1. Não crie tantas expectativas

É lógico que entrar na faculdade provavelmente foi o grande sonho da sua vida e que, agora está se tornando realidade. Porém, saiba que a universidade pode ser muito diferente do que você imagina.

As disciplinas serão mais difíceis que as do ensino médio, os professores podem ser mais exigentes e cobrar bem mais as matérias, seus colegas podem ser mais ocupados com trabalhos e suas “coisas de adulto” fazendo com que tenham menos tempo para sair com você. É um outro mundo, uma outra realidade.

Muitos calouros entram na faculdade esperando que ela seja uma extensão da escola e ela não é. Os desafios são pra vida, pro mercado de trabalho. É um outro foco. Sendo assim, não espere tanto. Vá com consciência de que você terá muito aprendizado, tanto para sua profissão, quanto para a vida. E que tudo isso faz parte.

2. Seja organizado

Aproveite que está começando pra já fazer com o pé direito. Organize seus horários de estudo, de lazer, de descanso, de revisão, de tudo o que puder, inclusive, quando for estudar em casa. Nós inclusive, já falamos várias vezes sobre isso no blog.

Fazer uma boa gestão do tempo, ter horários pra estudar e evitar procrastinar são as melhores alternativas para quem vai entrar em uma rotina diferente, que não estava acostumado. Principalmente pelo fato de que os professores da faculdade não ficam em cima de você como na época da escola. Na graduação a responsabilidade de se preparar, é unicamente do aluno.

Monte seu cronograma de estudos, estabeleça prioridades e metas. Faça bastante exercícios para fixar a matéria e sempre revise o que teve no dia.

Você pode até achar bobagem já começar tendo que criar o hábito de revisar e toda essa rotina de estudos, já que, provavelmente as provas vão ser só mais lá na frente. Mas saiba que a tendência em acumular a matéria e quando chegar a hora da prova você estar atolado de coisas pra fazer é muito comum para quem não está acostumado com essa nova rotina.

3. Participe de eventos para os calouros dentro da universidade

Mesmo que você esteja inseguro e constrangido, anime-se a participar do trote, por exemplo. Saiba que ele é uma grande oportunidade para os calouros conhecerem seus veteranos.

É lógico que, se forem aqueles trotes tradicionais, que humilham os novos estudantes, você tem todo direito de não participar. Mas saiba que muitas faculdades já aderiram a outros modelos de trote, com trabalhos voluntários e de participação de todos os alunos.

A FMU é uma dessas faculdades que aderiu ao trote solidário. São feitas doações de materiais escolares, doação de sangue, trabalhos junto aos cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética, com quick massage, avaliação postural e facial, entre outros.

NA FMU VOCÊ PODE OBTER BOLSA DE ATÉ 100% COM A NOTA DO ENEM

4. Fique atento com as horas complementares

Nós já explicamos o que são as horas complementares e como você pode fazê-las aqui no blog. Mesmo que você tenha até o final da faculdade para cumpri-las, aproveite esse gás que você já tem no começo do curso para escolher as que você tem vontade de fazer.

As horas complementares são muito interessantes no objetivo de engajar o estudante e dar experiências que vão além da sala de aula. Ter essa oportunidade de crescimento e amadurecimento pode ser bem proveitoso para os calouros.

Dessa maneira, vão se acostumando desde o início que a faculdade é um momento de muito aprendizado, para todas as áreas da vida.

5. Administre seu orçamento

Se você já estava acostumado a lidar com dinheiro antes de entrar na faculdade, ótimo. Agora, se não estava, essa é uma boa hora pra começar a fazer uma planilha de gastos e administrar seu orçamento.

O início da vida adulta pode ser bem atribulado, e os gastos que temos a partir desse momento podem não ser previstos. Se você passou a morar em uma república, ou em outra cidade, ou até more ainda com os pais mas já quer ir ensaiando sua independência, tem que aprender a lidar com dinheiro.

Sendo você quem paga as mensalidades da universidade, é mais importante ainda que você tenha uma programação para os gastos. Se você trabalha, faz estágio ou tem alguma bolsa, pode fazer uma planilha com tudo o que entra e tudo o que sai, dessa maneira consegue visualizar a programação para o mês e, dessa maneira, não se perder mais pra frente.

Nós até já demos algumas dicas para os calouros, inclusive sobre organização financeira.

6. Calouros, conheçam a sua faculdade

Conheça bem o campus universitário, bem como onde ficam os laboratórios, a biblioteca, refeitório, entre outros espaços que sejam importantes para sua boa convivência lá dentro.

Vá atrás do centro acadêmico do seu curso, se ele tem uma empresa júnior, conheça os veteranos, procure saber das características dos professores. Tudo isso vai ajudar você a melhor se ambientar ao espaço que você vai ocupar por pelo menos dois anos, dependendo do curso que você fizer.

E não conheça somente o espaço físico. Conheça a instituição que você está. Sua história, seus méritos, a qualificação tanto da faculdade, quanto do curso, além das regras que ela possui. Assim, você já entra preparado e não é pego com alguma legislação interna que você não tinha nem noção que existia.

É interessante também você já ficar a par de convênios que a universidade tenha, como outras instituições em outros países. Além de oportunidades de estágio ou iniciação científica.

Tudo o que a universidade puder te oferecer, abrace. Claro que, terminar logo o curso e ir para o mercado de trabalho é uma expectativa de todos e esse tempo deve ser levado à serio. Porém, você não precisa se desesperar para que esse tempo passe rápido, e sim, aproveitar todo esse período para desfrutar das inúmeras experiências que só a vida universitária pode te proporcionar.

7. Esteja aberto

Como já mencionamos anteriormente, o trote pode ser uma boa oportunidade para os calouros conhecerem seus veteranos. Assim como os eventos em geral, as palestras, os congressos. Tudo o que tiver de diferente, que você tenha condição de tempo e dinheiro para participar, participe.

Muitas dessas experiências vão contar tanto para seu currículo acadêmico, como para a vida.

Aproveite para ampliar seu círculo social. Muitas amizades da época de faculdade são as que levaremos para o resto da vida. Fora a ajuda que você pode receber de seus colegas, tirando dúvidas, fazendo trabalhos juntos ou apenas convivendo.

Faça perguntas, não tenha vergonha. Essa é uma fase de aprendizados. Lá na frente, na competitividade do dia a dia do mercado de trabalho, você não terá mais essa oportunidade. Então pergunte e erre sem medo. A hora de debater é agora. Peça também ajuda aos professores.

Gostou das dicas? Acha que você está preparado para enfrentar o início dessa fase tão importante? Conta pra gente como está sendo e continua acompanhando o nosso blog pra mais dicas como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui