Se você gosta de viajar, interagir com novas culturas e tem satisfação em servir, certamente tem um curso que é a sua cara: o curso de Hotelaria. Quem pensa que cursar hotelaria é apenas aprender a trabalhar em um hotel, está enganado. O hoteleiro, ou, profissional de hotelaria aprende durante o curso uma série de habilidades relacionadas ao bem servir. Seja mesmo em hotéis ou diversas outras áreas.

Esse bem servir é chamado de hospitalidade. Segundo o site Significados, hospitalidade é o ato de hospedar, ou seja, receber e cuidar de alguém que pertença a um ambiente diferente do anfitrião. Esse ambiente pode ser um hotel ou qualquer outro estabelecimento que lide com o recebimento de pessoas.

Hospitalidade, em inglês, é derivada de hospice. Esse termo significa uma casa medieval destinada ao repouso de viajantes e peregrinos, mas também é uma palavra relacionada a hospital, que se refere a uma forma antiga do que conhecemos como casa de tratamento de saúde. Atualmente, a hotelaria também tem muito de tecnologia.

E você? Se considera uma pessoa hospitaleira? Conheça mais sobre o curso de hotelaria da FMU e veja se ele tem a ver com o seu perfil.

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

Leia também: Como manter a motivação na faculdade depois do primeiro ano?

o que faz um profissional de hotelaria?

Quem faz o curso de hotelaria adquire a habilidade de coordenar os serviços que são necessários para o bom funcionamento de diversos estabelecimentos que recebem hóspedes. Estes podem ser: hotéis, pousadas, resorts, spas, entre outros. Mas ele também pode ser responsável pelo planejamento, divulgação e promoção de eventos e atividades de lazer.

Diversas atividades fazem parte do dia a dia de trabalho deste profissional. Como por exemplo, contratar e supervisionar colaboradores, além de gerenciar estabelecimentos turísticos.

Também organizam infraestrutura de eventos e igualmente, feiras, congressos e convenções, como: acomodação, alimentação e transporte para seus participantes.

Um mercado crescente tem sido os atendimentos individuais e personalizados, sobretudo os de concierge ou de governanta, que são um tipo de serviço de atendimento para quem precisa de algo único e particular.

Podem trabalhar também durante a construção e instalação de hotéis, pousadas e resorts, principalmente na análise de locais, infraestrutura e potencial turístico da região.

Os profissionais do curso de hotelaria tem espaço tanto no setor público quanto privado, em diferentes meios de hospedagem ou em empresas privadas na área de hospitalidade, em funções operacionais ou de média gerência.

Perfil do profissional de hotelaria

O perfil do profissional desejado pelo mercado atualmente é de uma pessoa flexível, adaptável, criativa e multitarefa.

Um bom profissional da área de hotelaria precisa ter facilidade em coordenar equipes e lidar com pessoas. Por conta disso, ter uma boa comunicação é importante para esse profissional.

Saber outras línguas também é imprescindível se você quer lidar com outras culturas. Fazer cursos de idiomas, principalmente inglês e espanhol é fundamental.

Entender sobre as diferenças de cultura tanto entre os diferentes países quanto às diferentes regiões do próprio Brasil. Aprender sobre a diversidade faz com que o atendimento do profissional de hotelaria seja o mais personalizado possível.

Para trabalhar nessa área, é fundamental fazer um curso de hotelaria. Conheça mais sobre o curso agora.

O curso de Hotelaria

Pode-se fazer o curso de hotelaria nas modalidades bacharelado e tecnologia. A diferença é a duração e o foco, que no caso do curso de tecnologia é no mercado de trabalho.

O curso prepara profissionais para atuarem nos meios de hospedagem, como hotéis, resorts, cruzeiros marítimos, flats, colônias de férias, pousadas e spas. Embora também ensinem os estudantes o trabalho em outras áreas como hospitais, shoppings centers, empresas de eventos, restaurantes e bares.

Assim, o foco do curso é ensinar ao estudante a arte de acolher e receber bem as pessoas, ou seja, a hospitalidade. A FMU possui um curso de hotelaria na modalidade tecnólogo.

Leia também: 6 segredos para conquistar seu primeiro estágio na faculdade

Curso de Hotelaria da FMU

O curso de Hotelaria da FMU é um curso de tecnologia com duração de 4 semestres. Pode ser cursado na modalidade presencial ou à distância.

Igualmente chamado de curso Superior de Tecnologia em Hotelaria, ele concebe o hoteleiro como profissional que conhece e reconhece a natureza técnica, operacional e administrativa dos espaços em que atuará.

Diretrizes do curso

  • Preparar profissionais para atuar no planejamento, implantação e operacionalização de unidades hoteleiras, reconhecendo e identificando problemas, equacionando soluções, intermediando e coordenando os diferentes níveis do processo de decisão;
  • Formar alunos empreendedores do seu próprio negócio, capazes de gerir um meio de hospedagem.

O curso trabalha prioritariamente no ambiente dos meios de hospedagem, entre outros espaços que já reconhecem a presença deste profissional. Esses outros espaços são: empreendimentos do setor de alimentos e bebidas, hospitais, administradoras de condomínios, shopping centers, entre outros.

NA FMU VOCÊ PODE OBTER BOLSA DE ATÉ 100% COM A NOTA DO ENEM

Durante o curso, o estudante conhecerá as técnicas e conceitos de hospitalidade, serviços de hotelaria, turismo, gestão de meios de hospedagem, receptividade e sobretudo, legislação em hotelaria.

O curso de Hotelaria torna o profissional apto a atuar em atividades de lazer, relações sociais, turismo, eventos e gastronomia. Principalmente, lidando com hóspedes de diferentes lugares, culturas e condições sociais e econômicas.

O estudante aprenderá a coordenar equipes multidisciplinares de arrumação, ornamentação, alimentação e infraestrutura, além de assessorar o planejamento e a montagem de novos empreendimentos hoteleiros.

Durante o curso de Hotelaria também são estudadas ações de marketing para hotéis e equipamentos turísticos, criando relações com empresários e autoridades locais. 

Competências principais de quem faz o curso de Hotelaria da FMU

  • Competências básicas em turismo e hospitalidade: essa competência habilita o aluno a compreender melhor o mercado da hospitalidade;
  • Gestora: capacita o aluno a analisar a viabilidade econômico financeira de uma unidade hoteleira;
  • Organizacional: o estudante aprende a organizar a infraestrutura dos estabelecimentos hoteleiros, incluindo serviços de limpeza, arrumação e ornamentação das unidades habitacionais. Além das demais áreas internas e externas, gerenciar a equipe de funcionários e auxiliar na concepção de novos empreendimentos hoteleiros e planos de marketing;
  • Competência no acolhimento e no servir: aprender não só comportamento técnico e operacional, mas também no contexto socioeconômico no universo dos negócios;
  • Competência de ser capaz de atuar num mercado global inovador criativo, em diferentes contextos hoteleiros e em ambientes altamente competitivos;
  • Demonstrar consciência dos princípios de sustentabilidade e da valorização do meio ambiente, em procedimentos que respeitam o patrimônio, a identidade e a diversidade cultural;
  • Competência em mídias eletrônicas presentes e cada vez mais utilizadas pela sociedade do conhecimento.

Como funciona o curso de Hotelaria da FMU

O curso de hotelaria da FMU traz como característica peculiar a divisão das disciplinas em três grandes eixos. A prática profissional acontece também em projetos integrados ao longo do curso.

O curso prevê ainda a realização de provas práticas presenciais no segundo e terceiro período, para que o aluno exercite suas habilidades operacionais da hotelaria. O projeto pedagógico contempla ainda a realização de Atividades Complementares, Estágio e ao término de cada período, os alunos realizam uma prova multidisciplinar.

Saiba mais detalhes sobre a grade curricular do curso de hotelaria da FMU:

Grade curricular

  • Arquitetura e Design de Hotéis;
  • Cerimonial, Protocolo e Etiqueta;
  • Comunicação;
  • Desafios Contemporâneos;
  • Direito Empresarial;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Gestão de Hospedagem;
  • Gestão de Salão e Restaurante;
  • Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional;
  • Gestão de Serviços de Hospitalidade;
  • Negociação e Vendas;
  • Operações de Alimentos e Bebidas;
  • Operações Hoteleiras;
  • Organização de Eventos;
  • Planejamento e Gestão Estratégica;
  • Projeto Integrado I: Hotelaria;
  • Projeto Integrado II: Hotelaria;
  • Teoria Geral do Turismo;
  • Tópicos Especiais e Hotelaria;
  • Antropologia e Cultura Brasileira;
  • Métodos de Preços, Custos e Custeio;
  • Optativa I, II e III;
  • Atividades Complementares.

São muitas as habilidades adquiridas no curso de hotelaria. Mas como mencionamos anteriormente, gostar de servir e ter uma boa comunicação é fundamental para que você tenha sucesso nessa carreira. A arte da hospitalidade é algo que se pode aprender mas você tem que se identificar com ela!

E se você quer saber sobre outros cursos da FMU ou dicas sobre o mercado de trabalho, continue acompanhando o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui