Se você trabalha em qualquer tipo de empresa que venda um produto, você lida diariamente com a logística. Em outras palavras, é parte da administração das empresas que cuida dos suprimentos e da distribuição de forma racionalizada. E para que você possa exercer essa tarefa tão importante dentro da empresa, você precisa fazer o curso de Logística.

Em resumo, a logística é uma especialidade da administração que visa suprir recursos. Envolve também a aplicação de conhecimentos de outras áreas como engenharia, economia, contabilidadeestatística, marketing, tecnologia e recursos humanos.

Diz respeito ao planejamento, coordenação, e execução do controle de todas as atividades dentro da empresa, desde a aquisição de materiais para a formação de estoques, no momento de sua compra até seu consumo final. É responsável, ainda, pelo planejamento da armazenagem, circulação por terra, ar ou mar e ainda a distribuição de produtos.

Tem como objetivo a redução dos custos dentro das empresas, entregando os produtos da maneira mais rápida e eficiente possível. Portanto, o profissional quando faz o curso de logística, se prepara para estudar meios de armazenamento, transporte e entrega, pensando nessa eficiência.

Conheça todos os detalhes dessa área e do curso oferecido pela FMU nesse post!

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

A importância do curso de Logística

Com o desenvolvimento e crescimento da economia, cresceu também o número de empresas concorrentes. Muitas têm o mesmo preço de venda, as mesmas formas de pagamento e a mesma qualidade de produto. O que vai diferenciar entre elas? A logística. Isso porque a maneira que será feito o atendimento, a rapidez na entrega, o valor do frete são pontos que divergem e valorizam uma empresa em relação à outra.

Existem hoje muitas empresas que trabalham somente com a logística, dessa maneira muitas acabam terceirizando esse tipo de serviço para não sobrecarregarem suas responsabilidades. Nessas empresas, o profissional que faz o curso de Logística tem seu espaço garantido.

Se você tem interesse nessa área, saiba que a FMU possui um curso de logística que atende a todas as necessidades do mercado.

Curso de Logística da FMU

O curso de Logística da FMU é um curso de graduação tecnológica com duração de 4 semestres. Está disponível na modalidade presencial nos campi Liberdade e Morumbi, na semipresencial, onde o estudante vai até a instituição uma vez por semana, e na modalidade à distância.

Na modalidade presencial, em um campus assim como no outro, o curso está disponível no período noturno. Já na semipresencial existem opções de curso matutino.

O curso de Logística tem nota máxima no Ministério da Educação (MEC). Nele, o estudante conhecerá as técnicas e conceitos de matemática, contabilidade, importação, exportação, transporte, gestão e negócios.

Primordialmente, o curso oferece ao estudante a aptidão de a reconhecer, definir e prevenir problemas nos processos logísticos, encontrar soluções estratégicas para esses processos e atuar de maneira competente em negociações com fornecedores.

Apto a tomar decisões estratégicas

O aluno do curso de Logística saberá assegurar que os padrões de armazenagem e movimentação de materiais sejam cumpridos, administrar operações multimodais de transporte e otimizar fluxos de logística.

Igualmente, será capaz de planejar a distribuição física nos entrepostos internacionais, gerenciar operações de embarque e desembarque, verificar documentos, analisar e cumprir as normas de logística e otimizar os custos dos processos, sempre de maneira ética e responsável.

Além disso, estará apto a tomar decisões estratégicas e operacionais, compreendendo as questões políticas, econômicas, sociais e culturais.

Grade curricular do Curso de Logística da FMU

A grade curricular do curso de Logística da FMU é composta das seguintes disciplinas:

  • Administração da Produção e de Materiais;
  • Comunicação;
  • Custos Logísticos;
  • Desafios Contemporâneos;
  • Direito Empresarial;
  • Empreendedorismo;
  • Estatística Descritiva;
  • Fundamentos da Administração;
  • Fundamentos de Economia;
  • Legislação Aplicada à Logística;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Gestão de Transportes;
  • Gestão de Qualidade e de Processos;
  • Logística Nacional e Internacional;
  • Gestão de Projetos;
  • Logística Reversa;
  • Operações e Logística;
  • Projeto Integrador: Diagnóstico Organizacional;
  • Projeto Integrador: Gestão de Projetos;
  • Qualidade e Certificações;
  • Projeto Integrador: Planejamento Estratégico;
  • Projeto Integrador: Temas Transversais;
  • Projetos de Operações Logísticas;
  • Responsabilidade Social Corporativa;
  • Sistemas de Informações Gerenciais.

Além disso, o estudante tem uma série de disciplinas optativas e atividades complementares. O curso de Logística da FMU incentiva e promove a participação dos estudantes em eventos como congressos acadêmicos e profissionais, mesas redondas, palestras e debates na área de Logística e nas áreas correlatas, com a participação de alunos e ex-alunos.

Para que, sobretudo, o estudante esteja melhor preparado para os reais desafios da profissão. Por meio do Programa Global Office, os alunos do curso de Logística da FMU têm acesso a experiências educacionais em âmbito internacional.

Seus principais serviços são: transmissões de eventos internacionais em tempo real, cursos de idiomas, cursos internacionais para capacitação docente (Laureate Faculty Development) e programas internacionais de curta duração.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para quem é formado no curso de Logística é bastante amplo e repleto de oportunidades. O profissional poderá atuar em empresas de logística, organizações comerciais, industriais e de prestação de serviços. Poderá principalmente ocupar cargos de analista, supervisor e gerente em todas as áreas da cadeia de suprimentos.

Além disso, há a possibilidade de atuar como profissional autônomo e empreender em seu próprio negócio.

Quais são as tendências do futuro para a Logística?

Não necessariamente no futuro, já que todas essas alternativas já estão sendo aplicadas no presente. Mas saiba que é fundamental para o profissional que faz o curso de logística conhecer as tecnologias que serão utilizadas cada vez mais a partir de agora:

Entregas por drones

Em muitas partes do mundo, já existem entregas de alimentos feitas por drones e existe uma tendência desse tipo de atividade se intensificar muito em breve. Inclusive, a grande multinacional Amazon já está até testando essa tecnologia.

Ainda existem muitas variáveis que dificultam essa tarefa, já que não é qualquer tamanho e peso de mercadoria que um drone dá conta. Sendo assim, ainda precisa de um aprimoramento na tecnologia dos aparelhos para que essa forma de distribuição se torne realidade na logística mundial.

Rastreamento de frota por radiofrequência

Também já faz parte da realidade de muitas empresas. O rastreamento por radiofrequência torna possível que as frotas de caminhões sejam rastreadas mesmo quando se encontram no subsolo ou em túneis, por exemplo.

Além disso, os sinais de radiofrequência não sofrem tanta interferência no sinal quanto o rastreamento via satélite.

Logística compartilhada

Essa é uma tendência não só na área da logística. Vemos por aí os famosos patinetes, bicicletas, os aplicativos de transporte de pessoas de um modo geral que nos mostram que compartilhar é possível.

Juntar empresas que tenham interesses em comum e criar mecanismos para que elas possam compartilhar certos tipos de serviços como armazenamento e transporte. Dessa maneira, seria reduzido uma série de recursos fundamentais para a boa administração do fluxo de caixa das empresas.

Essa medida mexe também com a questão da sustentabilidade, já que em um compartilhamento de transporte, por exemplo, existirá menos liberação de gás carbônico na atmosfera, diminuindo o impacto ambiental que nossa enorme frota de caminhões causa diariamente no planeta.

Inteligência artificial e utilização de tecnologias

Quem já visitou um centro de distribuição sabe muito bem o que a tecnologia representa na logística. São muitas as empresas que utilizam equipamentos robotizados tanto para a armazenagem dentro dos centros de distribuição, quanto para a colocação das mercadorias dentro dos caminhões.

E quanto à inteligência artificial, o objetivo de sua utilização é encontrar uma maneira de recriar a capacidade de raciocínio humano para que os sistemas logísticos possam tomar decisões assertivas, e principalmente, que possam analisar dados.

E você, tem interesse em fazer um curso de Logística?

Qualquer que seja o ramo da empresa que você trabalha, sempre haverá um espaço para quem tem conhecimento na área de logística. Seja no armazenamento dos produtos, na compra de insumos ou na distribuição para os consumidores.

Se você gostou de tudo que falamos e acha que o curso é para você, acesse agora o site da FMU e faça sua matrícula. Enquanto isso, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui