Quem é ligado em artes visuais, adora novas tecnologias e inovação tem que conhecer os cursos de design da FMU. Só na FMU são várias opções de cursos de design, presenciais e à distância. Tem cursos para quem quer trabalhar com propaganda, em indústrias, na arquitetura e muito mais.

Em resumo, a área do design é uma das que mais abrem vagas no mercado de trabalho. Isso porque é um campo de atuação bastante amplo, que vai desde o design industrial até o design para internet, interiores e produtos. Tudo para que você possa colocar seu lado criativo em ação.

Nesse post, você poderá conhecer todos os cursos de design que a FMU oferece e escolhar o que melhor se encaixa no seu perfil.

Mas em primeiro lugar, o que é design?

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

Leia também: Quanto vale a mais um profissional especialista no mercado?

O que é design?

Segundo o site significados.com.br, design é a disciplina que visa à criação de objetos, ambientes, obras gráficas, que sejam ao mesmo tempo funcionais, estéticas e estejam em conformidade com as demandas da produção industrial. Vem da palavra em inglês: design, “desenho, projeto”.

Os cursos de design podem ter os mais variados propósitos, mas todos eles envolvem questões de projetos e soluções visuais. São diversas opções para os mais variados perfis, oferecendo várias áreas de atuação.

Perfil do estudante dos cursos de Design

Quem estuda design precisa, primeiramente, ser criativo, curioso e atento às mudanças que ocorrem a sua volta. Gostar de tecnologias também é uma boa característica já que a maioria dos profissionais precisam usar ferramentas de computação gráfica.

Ter conhecimento sobre arte é recomendável para se dar melhor na carreira, mas, isso pode ser adquirido ao longo do curso. Porém, gostar de arte é sempre bom já que os cursos de design estudam muito dessa área. E, principalmente, ter um bom senso estético, saber o que é e o que não é belo aos olhos.

Uma habilidade que é desejável para quem faz design, é saber desenhar. Mas, se você não sabe, existem muitos programas de computador que podem fazer esse serviço pra você.

Conheça agora os cursos de design da FMU.

Cursos de Design da FMU

São 5 opções de cursos de design. Conheça mais sobre eles e escolha qual você prefere.

Design de Games

É um dos cursos de design que é totalmente à distância. É da modalidade bacharelado, com duração de 8 semestres.

O curso capacita o profissional a desenvolver maquetes digitais, roteiros, personagens e cenários para games, além de produzir vinhetas e jogos (incluindo PC e Web). Além disso, o profissional também poderá atuar com animação, áudio, jogos eletrônicos e programação ou design de interfaces digitais.

O profissional não cuida apenas do roteiro e dos cenários, mas também das tecnologias da modelagem e da linguagem multimídia, que integram som e imagem. É possível atuar em agências de publicidade, de produção de vídeo e cinema, de desenvolvimento de software ou produtoras de sites para a internet.

Áreas de atuação

O profissional dessa área pode trabalhar projetando e desenvolvendo jogos eletrônicos. Em suma, ele participa de todos os processos que envolvem a criação, desde a definição das regras do jogo até os testes finais.

A maioria dos profissionais trabalham no ramo do entretenimento, mas outros setores estão em crescimento e cada vez mais ganhando espaço em agências de desenvolvimento de games, como jogos educacionais, simulações médicas ou de negócios.

Pode trabalhar em produtoras de games, desenvolvedoras de aplicativos, agências de publicidade, empresas de Corporative Learning ou estúdios de TV e animação. Também pode atuar como roteirista, animador, level designer, programador, tester e diretor de arte.

Design Gráfico

Esse curso da FMU tem opção de ser feito presencialmente no campus Vila Mariana II, nos períodos matutino ou noturno, ou EAD. É um curso de tecnologia com duração de 4 semestres.

O curso de Design Gráfico capacita o profissional para a criação e produção de linguagens e programação visual, tanto para o meio online quanto offline. Além disso, ele poderá criar projetos com diversos processos de produção gráfica.

O profissional da área cria projetos de comunicação visual e novos produtos e embalagens, desenha logotipos, formata qualquer tipo de material visual como panfletos, outdoors, além disso, cria páginas da internet. Basicamente, é o Designer Gráfico quem dá vida às campanhas publicitárias, ações de marketing e comunicação visual em geral.

Áreas de atuação

O profissional que cursa design gráfico tem um mercado de trabalho bem amplo. Uma vez que as marcas e as empresas buscam fortalecer sua imagem e sua identidade visual, envolvendo diferentes ações de comunicação e marketing.

Além disso, pode atuar em diversos segmentos, como agências de publicidade, gráficas, emissoras de TV, editoras, escritórios e estúdios de design, empresas de embalagem, produtoras de vídeo, entre outros. Pode trabalhar como diagramador, arte-finalista, auxiliar de pré-impressão e diretor de arte.

Design de Produto

É um dos cursos de design da FMU que está disponível somente EAD. Tem duração de 4 semestre e é um curso tecnológico.

O curso capacita o profissional a compreender e atuar em todas as etapas de criação e lançamento de um produto, do design ao marketing. Além disso, é possível atuar em pesquisas de mercado e de materiais para concepção de projetos.

Também é conhecido como Design Industrial, e concentra-se primordialmente, na criação e produção de objetos e produtos tridimensionais com foco para usufruto humano ou animal. O profissional dessa área é responsável pela elaboração de móveis, máquinas, carros, embalagens e vários outros objetos industriais.

Áreas de atuação

O profissional dessa área pode ser por análises da demanda e necessidades do mercado, gestão, coleção e seleção de produtos. Além disso também procura novas tecnologias e matérias-primas no mercado para verificar a viabilidade técnica de desenvolver produtos internos ou externos.

Pode atuar em empresas de design, lojas de decoração e indústrias dos mais variados segmentos. O profissional pode trabalhar como projetista, pesquisador, user test e analista. Pode também trabalhar como decorador, consultor e empreendedor.

Design de Interiores

É também um dos cursos de design da FMU somente EAD. É um dos cursos da área de tecnologia com duração de 4 semestres.

O curso capacita o profissional para atuar na pesquisa de tendências, criação e desenvolvimento de projetos para ambientes internos. Além disso, ele poderá gerenciar projetos, e desenvolver representações gráficas.

A graduação oferece disciplinas práticas com materiais existentes nas disciplinas teóricas e um kit de laboratório virtual composto por softwares, simuladores, vídeos em realidade virtual e interativos que permitem realizar experimentos realistas e sofisticados com os principais recursos de um laboratório comum.

Áreas de atuação

Quem sem forma em design de interiores pode atuar nos mais diversos mercados ligados à construção civil e decoração. Pode ter espaço em empresas de arquitetura, lojas de decoração, empresas que buscam harmonização e funcionalidade no desenho de seus escritórios ou construtoras.

NA FMU, VOCÊ PODE OBTER ATÉ 100% DE BOLSA COM A NOTA DO ENEM

Design de Animação

O curso de bacharelado em design de animação tem duração de 8 semestres e está disponível somente à distância.

O curso capacita o profissional a trabalhar com projetos de animação, publicidade, games, videoclipes, design digital, stop motion, pós-produção, efeitos especiais, modelagem, texturização e animação 3D, além de criar e desenvolver cenários e ambientes virtuais.

Ele também será capaz de realizar edição de áudio e vídeo, atuar com direção de arte, desenho e design de personagem, direção e produção de projetos de animação assim como desenvolvimento de roteiros, storyboard, animatic e criar um filme quadro a quadro, respeitando a estrutura, a forma, o movimento, o gestual e as expressões faciais do personagem.

Áreas de atuação

Atualmente, o mercado de trabalho para o profissional que atua nessa área demonstra crescimento, em virtude de diversas premiações que as animações produzidas por brasileiros têm conquistado.

Além de atuar com cinema de animação, há espaço para atuar em outros segmentos, como estúdios de TV e animação, design digital, agências de publicidade, produtoras de games, videoclipes, web e desenvolvedoras de apps. Pode trabalhar como roteirista, animador, diretor de fotografia, diretor de iluminação e diretor de arte.

Escolheu o seu favorito? Matricule-se já em um dos cursos de design da FMU e continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui