É claro que a criatividade é sempre um diferencial em qualquer campo profissional. Seja qual área você escolher, ter jogo de cintura e criatividade pode sempre te levar mais adiante. Em outras palavras, é uma habilidade que auxiliar na resolução de problemas nas empresas. Mas você sabe quais são os cursos para quem é criativo? Neste post, vamos falar de alguns deles para ajudar você a escolher.

Em resumo, muitas vezes as pessoas criativas enxergam além do que os outros vêem. Dessa maneira, criam soluções diferentes para os problemas e podem resolver questões de forma distinta. E muitas profissões dependem desse tipo de visão para existirem. Sem criatividade, o profissional de alguns cursos provavelmente não conseguiria ir muito adiante.

Há muitas instituições de ensino que oferecem cursos para quem é criativo. E quais são esses cursos? Segue aí a nossa lista de cursos para quem é criativo.

Leia também: Dicas: cursos para quem gosta de esportes

Cursos para quem é criativo

Arquiteto e Urbanista

Para ser um bom arquiteto, é necessário, além da criatividade, bom senso estético. Isso porque ele tem como objetivo principal, criar ambientes que sejam além de funcionais, bonitos, agradáveis e confortáveis para se viver.

Arquitetura é um dos cursos para quem é criativo, pois quem tem essa habilidade pode transformar todas essas funções que citamos em maneiras diferentes de se planejar esses espaços. Isso porque esse profissional trabalha com projeção, planejamento e construções de espaços internos e externos que devem ser ao máximo bem aproveitados.

Também, o profissional que trabalha com decoração de ambientes precisa de muita criatividade para poder agradar seus clientes.

A FMU oferece o curso bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. O curso tem duração de 10 semestres e é presencial. Saiba mais clicando aqui.

Artista Plástico

Antes de tudo, o artista plástico é aquele que cria obras de arte. Quer profissão que precisa de mais criatividade do que essa?

Essas obras de arte podem ser dos mais diversos tipos: cerâmica, argila, gravuras, quadros, pinturas, esculturas e instalações artísticas.

Além da criatividade, também é importante que o profissional de artes plásticas tenha o domínio das técnicas de criação artística.

Pode trabalhar em galerias de arte, empresas de restauração artística, museus, cursos de arte e escritórios de assessoria artística. Também pode produzir suas próprias obras de arte para a venda, ou trabalhar em organização de exposições, empresas de design de produtos, agências de propaganda e marketing.

Designer Gráfico

Com o objetivo principal de criar projetos de comunicação visual, o design gráfico, definitivamente é um dos cursos para quem é criativo. Comunicação visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de elementos visuais, como: ícones, fotografias, desenhos, gráficos, vídeos entre outros.

Os designers gráficos podem trabalhar fazendo layouts de websites, diagramando livros, jornais, revistas e apostilas, criando vídeos, animações, embalagens e qualquer outro tipo de produto ou serviço que tenha a ver com comunicação visual, seja ela para mostrar algo ou vender um produto.

A FMU também oferece o curso de Design Gráfico, do tipo tecnológico e presencial, com duração de 4 semestres. Saiba mais sobre esse cursos aqui.

Publicitário

A profissão de publicitário é até um pouco parecida com a do designer gráfico. Esse profissional também utiliza elementos visuais como meio de comunicação. A diferença é que essa comunicação é mais voltada para a venda, através de propagandas e anúncios.

Os publicitários precisam ser criativos para que possam fazer com que suas campanhas publicitárias sejam de maneira que o público-alvo delas se identifique. Além disso, precisam cuidar da imagem que querem passar da empresa a qual estão criando.

O curso de Publicidade e Propaganda também ensina, além da comunicação visual, a comunicação através de textos para melhor vender e engajar.

A FMU também conta com esse curso disponível na opção de bacharelado, presencial com duração de 8 semestres. Mais informações sobre os cursos aqui.

Escritor

Qual a principal característica que um escritor deve ter? Imaginação! E imaginação e criatividade tem tudo a ver.

Mas para ser escritor, não basta só ter imaginação e criatividade. Tem que estudar. Tem que saber bastante as regras da língua portuguesa e ler muito, todos os tipos de livros. Pois afinal, também é necessária a disciplina e conhecimento para ingressar nessa carreira.

Por mais que seja uma profissão reconhecida no Brasil e que integre a Classificação Brasileira das Ocupações (CBO), ela não é regulamentada. Ou seja, qualquer pessoa pode ser escritora, mesmo que ela não tenha feito nenhuma faculdade. Porém, existem alguns cursos que podem facilitar esse processo.

As melhores opções de cursos para quem quer seguir a carreira de escritor, são letras e jornalismo. Os dois são cursos para quem é criativo e você também encontra na FMU. Saiba mais aqui.

Designer de Games

Como o nome já diz, o designer de games é aquele que desenha os jogos. E como entra a criatividade nisso tudo?

O designer de games planeja e executa toda a concepção dos jogos. Sejam eles para computador, videogames, celulares e outros dispositivos. Ele cria os personagens, cenários e também o roteiro desses games. É uma tarefa que exige muita criatividade!

Hoje temos muitas opções de jogos disponíveis não só para entretenimento. Jogos de educação além da gamificação – do inglês gamification, que significa o uso de mecânicas e características de jogos para motivar comportamentos. Ela também facilita o aprendizado de pessoas em situações reais, que normalmente não estão relacionados a jogos.

Para ser designer de games, você precisa fazer um curso chamado Jogos Digitais. Ele também está disponível na FMU. Saiba mais sobre ele aqui.

Roteirista de Cinema/Teatro/TV

Assim como o escritor, o roteirista cria a história de um filme, uma peça ou um programa de TV. É necessária muita criatividade para inventar uma narração.

O roteirista escreve as falas dos atores, em qual posição eles devem estar em cena, os cenários e toda a história por trás da história. Pode contar textos próprios ou adaptar algo que foi escrito por outra pessoa para as telas ou os palcos.

Também pode trabalhar junto à publicidade, criando roteiros para peças de propagandas. Para isso também é necessário, além da criatividade, o domínio da escrita para poder passar suas ideias.

Também como a profissão de escritor, a de roteirista não exige que você faça um curso específico. Mas, com certeza, uma faculdade vai te ajudar muito nessa profissão.

Além de também ser um dos cursos para quem é criativo, o curso de Rádio, TV e Vídeo da FMU é um bom começo para quem quer seguir essa carreira. Ele é um curso de bacharelado e tem duração de 8 semestres em modo presencial. Saiba mais sobre ele aqui.

Produtor Audiovisual

Muito ligado à Publicidade, o produtor audiovisual é aquele que utiliza a criatividade produzindo conteúdo como filmes, vídeos, vinhetas, animações, materiais publicitários e conteúdos institucionais.

É um profissional que trabalha em todas as etapas da produção de um vídeo. Desde o roteiro até a edição final.

Também faz parte da lista dos cursos para quem é criativo pois a criatividade se faz necessária na rotina desse profissional. Existe muito mercado para ele no cinema, na produção de filmes e documentários. Além disso, pode produzir vídeos jornalísticos e também peças publicitárias.

O curso de Produção Audiovisual é mais um dos cursos que a FMU oferece. É um curso de tecnologia, presencial, com duração de 4 semestres. Saiba mais aqui.

Outros cursos para quem é criativo

Além desses que citamos, uma série de outros cursos para quem é criativo estão disponíveis. Assim você pode exercitar sua criatividade à vontade, além de outras habilidades.

Alguns deles são: designer de interiores (que trabalham juntos com os arquitetos); diretor de arte (para quem faz faculdade de Publicidade ou Design Gráfico); cerimonialista (para quem gosta de organizar eventos) ou estilista (para os que gostam de moda).

Uma profissão que surgiu recentemente e é perfeita para quem é criativo é a de Youtuber ou Vlogger. É necessária muita criatividade para produzir vídeos que vão fazer sucesso com o público. Não basta colocar seu rosto na tela, é preciso cativar e oferecer conteúdo de qualidade.

Assim como outras profissões que citamos, não existe um curso específico para quem quer ser Youtuber, então procure cursos que tenham a ver com produção de vídeo, publicidade e afins.

Use sua criatividade a seu favor!

E você? É criativo? Exercita sua criatividade em algum desses cursos?

Sabe algum outro curso para quem é criativo? Conta pra gente e continua acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui