Mesmo que você não tenha a preferência de fazer algum curso específico, tem sempre aqueles que tem a ver com as suas habilidades e aptidões. Ler, desenhar, fazer contas, são muitas as atividades que gostamos e que podemos levar para a nossa profissão. Por conta disso, nesse post vamos falar de cursos para quem gosta de escrever. Assim, também vamos ajudar nessa importante tarefa de escolher seu curso superior.

Ao contrário de quem gosta de matemática, escrever é uma atividade que normalmente leva o estudante a optar por um curso da área de humanas. Isso porque é um campo do conhecimento que permite o desenvolvimento de raciocínios por meio do texto.

Por conta disso, escolhemos 5 cursos para quem gosta de escrever poder utilizar sua habilidade durante toda a vida.

NA FMU VOCÊ PODE OBTER BOLSA DE ATÉ 100% COM A NOTA DO ENEM

Leia também: Escola de Negócios: 19 cursos para quem quer empreender

1. Ciências Sociais

No curso de Ciências Sociais, o estudante compreenderá as origens, o desenvolvimento, a organização e o funcionamento das sociedades e das culturas humanas. Existem tanto o curso bacharelado quanto o de licenciatura em Ciências Sociais.

O profissional deste curso, desenvolve e utiliza várias técnicas de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas de todas a sociedade.

Na FMU, o curso de Ciências Sociais é um curso de licenciatura, ou seja, o estudante se tornará apto a lecionar disciplinas relacionadas às Ciências Sociais em escolas de ensino fundamental e ensino médio. Além disso, também poderá atuar nos campos de pesquisa e planejamento.

Para ambas as situações, gostar de ler e escrever é fundamental. Principalmente se sua ideia é trabalhar como professor de Ciências Sociais, o que torna imprescindível essa habilidade.

O curso tem duas modalidades: presencial no campus Liberdade matutino ou noturno, ou à distância (EAD). Tem duração de 8 semestres.

Algumas matérias que são oferecidas no curso:

  • Economia Internacional;
  • Política: Sistemas e Regimes de Governo;
  • Sociologia: Movimentos Sociais;
  • Antropologia e Cultura Brasileira;
  • Meio ambiente, sociedade e cidadania.

Mercado de Trabalho para Ciências Sociais

Por conta das recentes mudanças que estão acontecendo no mundo, o trabalho do cientista social tem sido muito procurado por empresas públicas e privadas. Além disso, institutos de pesquisa, campo audiovisual, órgãos não-governamentais (ONGs) e educacionais também costumam contratar esse profissional.

O profissional também pode trabalhar nos setores legislativo e judicial com a prestação de consultorias e assessorias.

2. História

Um dos cursos para quem gosta de escrever, mas, principalmente de ler. Pode ser cursado tanto bacharelado quanto licenciatura.

Durante o curso de História, o aluno será estimulado a refletir de forma crítica sobre como os fatos são registrados e apresentados à sociedade, conhecerá técnicas de pesquisa e compreenderá os conceitos de didática e psicologia do ensino.

Na FMU, o curso também se apresenta como Licenciatura, tornando o profissional apto a lecionar em escolas de ensino fundamental e médio. Também poderá atuar em pesquisas, desenvolver teses e artigos para publicações.

O estudante também se tornará apto a atuar na preservação do patrimônio histórico e cultural da sociedade. Ou então, assessorar entidades voltadas à cultura e ao turismo, além de prestar consultoria na produção de materiais didáticos de história.

O curso tem duração de 8 semestres e pode ser feito nas modalidades presencial no campus Liberdade, semipresencial e EAD.

Algumas matérias que são oferecidas no curso:

  • História do Brasil Colônia;
  • História da América Contemporânea;
  • Museus, Arquivos e Patrimônio Histórico;
  • Historiografia Brasileira e Geral;
  • História Medieval Ocidental.

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

Mercado de trabalho para História

Os formados em licenciatura costumam trabalhar em escolas públicas e escolas privadas, lecionando. Por isso ele também é um dos cursos para quem gosta de escrever.

Atualmente, há grande procura por professores de História em pequenos e médios municípios de regiões como: norte, nordeste e centro-oeste. Principalmente na rede pública, por meio de realização e a aprovação do profissional em um concurso público.

Também existem oportunidades nas áreas de prestação de consultorias, gestão de arquivos, curadoria em museus e trabalhos ligados à área de turismo.

3. Letras

Um dos principais cursos para quem gosta de escrever definitivamente é o de Letras. Durante o curso, o estudante conhecerá as técnicas e conceitos de didática, psicologia da educação e linguística.

Além de estudar gêneros textuais, literatura, gramática e produção de textos, colocando em prática a habilidade de escrever. Pode ser tanto bacharelado quanto licenciatura.

São inúmeras as opções de curso de Letras disponíveis:

  • Língua Portuguesa;
  • Línguas Modernas: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão;
  • Língua Brasileira de Sinais, usada na comunicação de surdos;
  • Línguas clássicas: Latim ou Grego;
  • Línguas orientais, como Árabe, Armênio, Chinês, Coreano, Hebraico, Japonês e Russo;
  • Linguística, que  estuda sobre a língua, fala e linguagem de diversas sociedades.

A FMU oferece os cursos de Licenciatura em Letras – Inglês e Licenciatura em Letras – Português. Os dois duram 8 semestres.

O de Letras – Inglês é somente presencial e o de Letras – Português também conta com as modalidades semipresencial e EAD. Ambos estão disponíveis no campus Liberdade.

Algumas matérias que são oferecidas no curso de Letras – Português da FMU:

  • Estudos Literários;
  • Literatura Portuguesa;
  • Linguística Aplicada ao Ensino;
  • Produção de Material Didático;
  • Literatura Contemporânea.

Mercado de trabalho para Letras – Português

Como outros cursos de licenciatura, o foco da formação é lecionar para estudantes de ensino fundamental e médio. Assim, como no curso de História, o curso de Letras também tem muitas oportunidades no setor público, requerendo concurso para o acesso ao cargo.

Sendo um dos cursos para quem gosta de escrever, uma opção de atuação é na edição e redação, carreiras muito procuradas hoje em dia pelo marketing digital. Editar e escrever textos para blogs, sites, livros didáticos, e-books e revistas são algumas das opções de atuação.

4. Pedagogia

Pedagogia também é um dos cursos para quem gosta de escrever, afinal, tem como objetivo formar profissionais que lidarão diretamente com a educação.

O curso torna o profissional apto a lecionar em escolas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental. Além disso, ensina a conduzir assuntos educacionais e orientar equipes multidisciplinares de educação.

Existem cursos tanto de bacharelado quanto licenciatura. O aluno do curso estuda conceitos de sociologia, didática, psicologia da aprendizagem, alfabetização e práticas educativas.

O curso de Pedagogia da FMU tem duração de 8 semestres e pode ser cursado nas modalidades presencial, nos campi Liberdade e Santo Amaro; semipresencial e EAD.

Algumas matérias que são oferecidas no curso:

  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Organização da Ação Pedagógica;
  • Pesquisa em Educação;
  • História da Educação;
  • Psicologia da Educação.

Mercado de trabalho para Pedagogia

Pedagogia é uma profissão em ascensão e cada vez mais abrangente pois os profissionais tem ampliado seu campo de atuação.

Uma área que tem crescido muito é a da Pedagogia Hospitalar. Ela atua na assistência de crianças e adolescentes que estão em tratamentos longos em hospitais.

5. Tradução

Definitivamente um dos cursos para quem gosta de escrever e de outras línguas. O estudante conhecerá as técnicas e conceitos de linguística, comunicação, gramática, interpretação e tradução.

Também disponível nas modalidades de bacharelado e licenciatura.

O curso habilita o profissional a analisar, interpretar e traduzir materiais originalmente produzidos em outra língua. Além de revisar textos para publicações e elaborar livros didáticos e paradidáticos.

Depois de formado, poderá oferecer treinamento empresarial na fluência de idiomas e assessorar o processo de seleção de funcionários de empresas multinacionais.

A FMU oferece o curso de Bacharelado em Tradução Inglês – Português, presencial no campus Liberdade. O curso tem duração de 7 semestres.

Algumas matérias que são oferecidas no curso:

  • Teoria da Tradução: Abordagens Linguísticas;
  • Prática de Tradução: Textos Midiáticos;
  • Estudos Literários e a Tradução;
  • Introdução aos Estudos em Língua Inglesa;
  • Prática de Revisão.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO TRADUÇÃO INGLÊS DA FMU AQUI

Mercado de trabalho para Tradução

Existe uma demanda alta pelos tradutores, principalmente no mercado de tradução de materiais educacionais, empresariais e de entretenimento.

Eles também podem atuar no setor público, como Tradutor Público e Intérprete Comercial, também conhecido como Tradutor Juramentado, através de aprovação em concurso público.

Escolha um dos cursos para quem gosta de escrever

Se você faz parte deste time de escritores, escolha uma das opções que mais lhe agrada e coloque essa habilidade em prática.

E se deseja saber mais sobre cursos e outras dicas, continue acompanhando o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui