Se você já trabalha e quer fazer um curso para complementar seus conhecimentos. Ou então não tem tempo de fazer uma graduação com duração mínima de quatro anos e mais generalista, pode ser que os cursos tecnológicos seja uma boa escolha para você. Na área da Comunicação, a FMU oferece cursos excelentes para você investir nessa área.

Mas, para você ter uma ideia, são inúmeras as áreas de cursos tecnológicos disponíveis em todos os estados do Brasil. Existem cursos na área da saúde, educação, gestão, negócios, militar, design, segurança, entre outros.

Nesse post, vamos falar sobre os cursos da FMU específicos da área de Comunicação. Mas, primeiro, conheça melhor a definição do que são os cursos tecnológicos.

Leia também: Profissões home office: confira 10 opções para você escolher

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

O que são os cursos tecnológicos

Os cursos tecnológicos são cursos de graduação com duração menor que os de bacharelado ou licenciatura. Normalmente são concluídos entre 2 e 3 anos. Eles podem ser oferecidos tanto em universidades públicas quanto privadas. Porém, em sua maioria estão disponíveis nas instituições particulares.

Pode ser cursado nas modalidades presencial, semipresencial ou à distância, dependendo do curso e universidade.

São cursos com disciplinas bem específicas na área escolhida, isso porque é voltado para a uma profissão específica, a escolha do estudante. Os diplomas são válidos em todo o território nacional e é importante verificar se o curso e a universidade são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Ensino médio concluído é pré-requisito

Os cursos tecnológicos são considerados cursos superiores tanto quanto os outros dois que mencionamos. Além disso, só pode ser ingressado por quem concluiu o Ensino Médio. Ao mesmo tempo que, quem se forma em um dos cursos tecnológicos pode tanto prestar concurso na área escolhida, desde que não haja alguma restrição no edital, quanto fazer uma pós-graduação ou mestrado.

Os cursos tecnológicos surgiram nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo – Fatec, que são instituições de ensino superior públicas brasileiras, pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Isso foi no ano de 1968. O curso era na área da Construção Civil nas especialidades Edifícios, Obras Hidráulicas e Pavimentação.

Muitas vezes esses cursos são oferecidos apenas nas cidades onde existe a demanda de uma profissão específica. Como exemplo, os cursos tecnológicos da área marítima perto de portos, ou de produção têxtil perto de fábricas de roupas.

Cursos Tecnológicos da FMU na área de Comunicação

A FMU possui diversos cursos tecnológicos. Na área de Comunicação são 4 opções. Conheça os cursos agora.

Curso de Produção Audiovisual

É um curso de tecnologia da FMU, presencial no campus Ana Rosa, com duração de 4 semestres. Pode ser cursado nos períodos matutino e noturno.

O curso proporciona ao estudante o conhecimento das técnicas e conceitos de comunicação, fotografia, design sonoro, estética, roteiro, captação e edição de áudio e vídeo.

Tem como objetivo tornar o aluno apto a atuar na gestão de produções audiovisuais, criar e analisar roteiros e editar materiais de áudio e vídeo. Além disso, ele aprende a dirigir projetos e participar da produção executiva de produções em diversas mídias.

NA FMU VOCÊ PODE OBTER BOLSA DE ATÉ 100% COM A NOTA DO ENEM

O estudante também será capaz de coordenar equipes e atividades relacionadas à captação, iluminação, fotografia, sonorização, edição e manipulação de áudio e vídeo, sempre com competência, senso crítico e segurança.


O curso superior de tecnologia em Produção Audiovisual oferece aos alunos formados o DRT, Registro na Delegacia Regional do Trabalho, exigido pelas emissoras de radiodifusão.

Mercado de trabalho

A carreira dos profissionais com formação em Produção Audiovisual é bastante ampla. Como produtor, o profissional poderá atuar em emissoras de TV, rádio, estúdios de cinema, produtoras audiovisuais, agências de publicidade e comunicação integrada e instituições públicas e privadas. Além disso, há a possibilidade de atuar como produtor autônomo e iniciar o seu próprio negócio.

Curso de Produção Multimídia

Também é um dos cursos tecnológicos da FMU com duração de 4 semestres. Bem como, está disponível apenas na modalidade presencial no campus Ana Rosa, no período noturno.

Durante o curso, o aluno conhecerá os conceitos de linguagem multimídia, estética, comunicação para web, fotografia, edição de imagens, webdesign, webvídeo, transmídia e ambientes interativos.

A faculdade oferece ao curso uma moderna e completa estrutura de aprendizagem, composta por laboratórios de informática, estúdios de produção e salas específicas, para que o aluno possa participar de atividades que misturam teoria e prática de forma dinâmica.

O curso torna o estudante apto a produzir materiais de comunicação, gerar conteúdo para a web, construir produtos multimídias e criar mídias inovadoras.

Mercado de trabalho

Assim como para vários cursos tecnológicos, o mercado para profissionais com formação em Produção Multimídia é amplo e oferece muitas oportunidades. O profissional poderá atuar em agências de publicidade e propaganda, veículos de comunicação, produtoras de vídeo e de softwares.

Além disso, poderá atuar em departamentos de Comunicação e Marketing de empresas públicas e privadas ou, ainda, em sua própria produtora de projetos para comunicação em mídias digitais.

Curso de Produção Publicitária

Também é um dos cursos tecnológicos com duração de 4 semestres na modalidade presencial, oferecendo uma formação rápida e completa.

Durante os estudos, o estudante conhecerá os principais conceitos e ferramentas da produção publicitária, como design gráfico, linguagens, fotografia publicitária e vídeo digital publicitário.

Além disso, o aluno obterá conteúdos sobre os princípios de planejamento de campanhas, criação publicitária e articulação de mídias. Bem como disciplinas que promovem o aprendizado da parte estratégica e gerencial da área de produção publicitária.

Além de adquirir o conhecimento teórico, o estudante será incentivado a participar de atividades práticas desde o início do curso.

Ao término do curso, o estudante estará apto a desempenhar atividades de criação, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais, materiais de entretenimento e produções publicitárias. Não apenas terá desenvolvido competências importantes para destacar-se no mercado de trabalho, como terá visão estratégica, criatividade e senso ético.

Estará apto a produzir peças publicitárias, gerenciar equipes de desenvolvimento de projetos, planejar e organizar serviços de produção e elaborar roteiros, além de editar e finalizar materiais multimídias.

Mercado de trabalho

O mercado de Produção Publicitária também é bastante abrangente e oferece muitas oportunidades. O profissional poderá atuar como colaborador, prestador de serviço e consultor.

Dentre os principais locais de trabalho do Produtor Publicitário, estão as agências de publicidade, as produtoras de vídeo, áudio e conteúdo para web, os departamentos de marketing de empresas e as emissoras de rádio e TV.

Curso de tecnologia em Comunicação Institucional

O último dos cursos tecnológicos de Comunicação da FMU. Também disponível somente presencial e com duração de 4 semestres.

O curso completa formação de comunicadores para atuarem de forma estratégica na gestão de relacionamentos com os públicos de interesse de organizações, de todos os portes e segmentos, com foco em ações que garantem a consolidação positiva da identidade, imagem e reputação da instituição.

Os alunos estudam sobre produções de peças de comunicação audiovisual e digital, como jornais internos, periódicos externos, sites, redes sociais, blogs, podcasts, spots e vídeos para TV e Internet. Além disso tem disciplinas sobre gestão das lideranças e da cultura organizacional e desenvolvimento de ações em apoio ao marketing.

Não apenas estudam elaboração de estratégias de relacionamento com a mídia, bem como produção e gestão de eventos. Aprendem sobre planejamento para fomento da responsabilidade social empresarial, gestão das marcas e gerenciamento de crises.

Mercado de trabalho

Pelo caráter abrangente e diversificado da sua formação, o profissional formado em Comunicação Institucional amplia o seu campo de trabalho tanto em organizações, como em agências de comunicação.

Além disso, pode atuar em departamentos de comunicação, em instituições de todos os portes e segmentos. Também pode ingressar em uma carreira de empreendedorismo, com a gestão de seu próprio negócio como assessor ou consultor de comunicação institucional.

Gostou dessas opções de cursos tecnológicos na área de Comunicação que a FMU oferece? Matricule-se já no seu favorito e entre logo neste mercado de trabalho promissor, já que, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a taxa de empregabilidade desses cursos é de mais de 90%.

E claro, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas como essa!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui