Empreender não é apenas ter o seu próprio negócio. Também é tomar decisões importantes, antecipar problemas e planejar recursos no ambiente empresarial ou em qualquer outra situação. Essas e outras aptidões necessárias ao empreendedorismo você pode aprender nas inúmeras opções da Escola de Negócios do Centro Universitário FMU. Neste post, vamos dar detalhes sobre 19 ofertas de cursos para quem deseja impulsionar a carreira como empreendedor.

Em resumo, o empreendedorismo é, além de tudo, uma postura comportamental onde é preciso saber encarar as frustrações e saber lidar com pessoas. Explorar habilidades como marketing, administração financeira, negociação e liderança são formas de incentivar o empreendedorismo, por exemplo. Se é esse o foco da sua futura carreira, a Escola de Negócios do FMU tem tudo o que você precisa.

Por conta dessa vontade de muitos jovens de empreender, vamos falar ainda sobre o panorama do empreendedorismo no Brasil. Confira no post!

Leia também: Gestão Comercial na FMU: conheça o curso

Como está o empreendedorismo no Brasil?

Com todas as mudanças que o país tem passado, sejam sociais ou econômicas, empreender se tornou um bom caminho para quem quer independência. Porém, é necessária uma série de habilidades para que essa decisão seja tomada de maneira consciente e o empreendedor esteja preparado para os novos desafios.

As universidades brasileiras tem focado cada vez mais nas questões relativas ao empreendedorismo. Mas também devem gerar desenvolvimento econômico e social na comunidade.

Essa também é a premissa do empreendedorismo orientado à sustentabilidade. Essa define negócios que combinam a geração de riquezas com o desenvolvimento responsável do meio social e ambiental. 

Quanto maior a temática empreendedora dentro das universidades, maior a proporção de alunos que realizaram disciplinas nesta área. Consequentemente, maior o número de estudantes que se interessam em abrir seu próprio negócio.

Jovens querem ser donos do próprio negócio

Todo o incentivo que as instituições proporcionam ao empreendedorismo no Brasil já está gerando resultados. A quantidade de jovens entre 18 e 24 anos que são donos dos próprios negócios aumentou de 18,9%, em 2017, para 22,2%, em 2018, segundo a Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que estuda a atividade empreendedora no Brasil e no mundo.

Ainda segundo a empresa GEM, quanto maior a participação do empreendedorismo por oportunidade, ou seja, quando vem à partir de novas ideias e não da necessidade, mais inovação o mercado vai ter. Sendo assim, mais chances de empregos melhores e que paguem mais. Jovens com nível superior sempre terão maiores chances nessas circunstâncias.

Por esse motivo, a FMU possui uma série de cursos na área de negócios. Todos pensados de alguma maneira no aprimoramento dos estudantes no empreendedorismo e da preparação para o mercado de trabalho.

Os 19 cursos da Escola de Negócios da FMU

São 19 opções de cursos na área de negócios oferecidos pelo Centro Universitário FMU. Saiba mais sobre eles agora:

1. Administração

Com duração de 8 semestres, o curso de Administração da FMU pode ser cursado nas modalidades presencial, semipresencial ou à distância. Durante o curso, o aluno conhecerá as técnicas e conceitos de contabilidade, gestão de serviços, organização empresarial, gestão de projetos e pessoas.

2. Ciências Atuariais

O curso de bacharelado também tem duração de 8 semestres. O foco são conceitos como: logística, economia, finanças, legislação e administração de empresas. O estudante adquire habilidades de empreendedorismo e o torna apto a calcular e gerenciar os riscos de empresas públicas ou privadas.

3. Ciências Contábeis

Ciências Contábeis é mais uma opção de curso de bacharelado que pode ser cursado tanto presencialmente quanto semipresencialmente ou à distância com duração de 8 semestres. Durante o curso, o estudante adquire técnicas contábeis, compreende a legislação relacionada à contabilidade e aprende os conceitos de planejamento tributário.

4. Ciências Econômicas

Com opção presencial ou à distância, o curso de bacharelado em ciências econômicas também tem duração de 8 semestres. Neste curso da Escola de Negócios FMU, você terá conceitos de administração, economia, planejamento tributário, além de análises de custos.

5. Comércio Exterior

O curso de Comércio Exterior é do tipo tecnológico, ou seja, além de ser um curso de menor duração (nesse caso, 4 semestres), tem uma formação diretamente voltada para o mercado de trabalho.

Esse curso da FMU pode ser feito nas três modalidades: presencial, semipresencial e à distância, e tem como foco o conhecimento das técnicas e conceitos de gestão, transações cambiais, exportação, importação, entre outros.

6. Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial também é um curso tecnológico, oferecido nas três modalidades e com duração de 4 semestres. Uma das importantes habilidades adquiridas nesse curso da Escola de Negócios da FMU é a aptidão de atuar no planejamento, operação e implementação de ações estratégicas de vendas.

7. Gestão da Qualidade EAD

Oferecido somente na modalidade à distância, este curso de tecnologia também tem duração de 4 semestres. Ele capacita o profissional para ter capacidade de avaliar processos e rotinas administrativas e/ou operacionais de uma organização. Também foca nas normas e padrões de certificação.

8. Gestão de Agronegócio EAD

Este curso também à distância e de tecnologia, tem duração de 6 semestres. O estudante, após formado, terá aptidão para atuar nas áreas de administração rural, consultoria, cultivo e produção, desenvolvimento de produtos, planejamento de produção e vendas.

9. Gestão de Recursos Humanos

É um curso de tecnologia, com duração de 4 semestres e disponível nas três modalidades para cursar. Ao término do curso, você estará apto a assumir cargos como consultor interno, especialista ou analista de Recursos Humanos.

10. Gestão de Turismo EAD

Mais um curso da Escola de Negócios FMU, à distância com duração de 4 meses. Tem como foco o trabalho na criação e implantação de roteiros turísticos, gerenciamento de atividades do setor, operação de agências e transportadoras turísticas.

11. Gestão Financeira

Gestão Financeira também é um curso de tecnologia, com duração de 4 semestres e disponível nas três modalidades. Torna o estudante apto a planejar e gerenciar as funções de controle financeiro, tais como contas a pagar e receber, fluxo de caixa, gestão de cursos e riscos, controle de investimentos e mercado de capitais.

12. Gestão Hospitalar

Com duração de 6 semestres, sendo presencial ou à distância, o curso de Gestão Hospitalar prepara o aluno a controlar as compras e os custos de materiais, organizar as áreas de logística e supervisionar os contratos e os convênios da unidade hospitalar.

13. Gestão Pública EAD

Disponível somente à distância, este curso tem duração de 4 semestres. Forma profissionais preparados para trabalhar com políticas públicas que impactam demandas coletivas, como construção de moradias, de estradas, ou campanhas de alfabetização ou de fomento a cultura.

14. Logística

Disponível nas três modalidades, este curso da Escola de Negócios tem duração de 4 semestres. Tem como objetivo tornar os estudantes aptos a reconhecer, definir e prevenir problemas nos processos logísticos.

15. Marketing

Também disponível nas três modalidades, o curso de Marketing tornará o aluno preparado para analisar concorrentes, gerenciar os processos de relacionamento com os clientes, produzir eventos corporativos e encontrar soluções de marketing. Tudo isso com duração de 4 semestres.

16. Negócios Imobiliários EAD

Este curso prepara o profissional para trabalhar no mercado de compra e aluguel de imóveis. Também capacita o aluno planejar, dirigir e controlar transações imobiliárias em qualquer localidade, sempre considerando suas especificidades. O curso é à distância e dura 4 semestres.

17. Processos Gerenciais

Podendo ser cursado nas três modalidades e por 4 semestres, este curso da Escola de Negócios fornece habilidade de tomar decisões estratégicas, executar planos de negócios e atuar em negociações financeiras e de investimento.

18. Secretariado Executivo EAD

Secretariado Executivo EAD é um curso bacharelado à distância com duração de 6 semestres. Ele capacita o profissional para auxiliar executivos de instituições públicas ou privadas na organização da rotina de trabalho, agenda, redação de documentos, coleta de dados e informações que ajudem nas tomadas de decisões.

19. Secretariado Executivo Trilingue

É um curso de bacharelado presencial, com duração de 6 semestres. Torna o estudante capacitado a acompanhar reuniões de negócios, redigir contratos e ofícios, prestar atendimento ao público e comunicar-se de maneira efetiva em idiomas estrangeiros (inglês e espanhol).

Gostou das opções da Escola de Negócios FMU? Saiba mais sobre esses e outros cursos acompanhando o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui