A Gestão Comercial é uma área composta por tecnologias associadas a instrumentos, técnicas, estratégias e mecanismos de gestão. É uma linha que compreende planejamento, avaliação e gestão de pessoas e processos, que englobam negócios e serviços presentes em empresas e organizações, públicas ou privadas, de todos os portes e ramos de atuação.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial formará profissionais éticos aptos a atuar no gerenciamento e operação de atividades do comércio. Estes poderão trabalhar no segmento de varejo, atacado, representações e serviços de pequeno, médio e grande porte, capazes de buscar resultados que contribuam para a melhor racionalização, organização e funcionamento organizacional. 

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Um curso que se adapta às necessidades de diferentes perfis

O curso é voltado ao acesso de novas oportunidades de emprego, à melhoria do desempenho e à consequente ascensão profissional. Além disso, também se enquadra a um público que já está inserido no mercado profissional, mas quer aprimorar conhecimentos.

A situação socioeconômica brasileira é representada por um mercado de trabalho vasto e permanentemente aquecido nos setores industrial, comercial e de serviços. Esse aspecto gerou impactos no molde do curso, que foi planejado previamente pelas equipes docente, pedagógica e técnica. 

Possibilidades diversas

O estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem acesso a conteúdos sobre o ambiente organizacional e administrativo. Além disso, a interdisciplinaridade do curso promove a integração entre os conhecimentos obtidos nas diversas disciplinas.

Outro ponto de destaque é que fomenta a integração entre a teoria e a prática. Esse é o resultado da aplicação dos conteúdos das disciplinas que compõem a matriz curricular. As disciplinas que congregam essa interdisciplinaridade estão pautadas em métodos pragmáticos da atualidade científica e pedagógica do ensino superior.

Durante os projetos desenvolvidos, o estudante é desafiado a colocar em prática a interdisciplinaridade, sendo estimulado a reconhecer o caráter multidisciplinar da profissão. São atividades em equipe, orientadas por um docente que auxilia o cumprimento de cada etapa.

Esses projetos permitem uma melhor compreensão da sinergia curricular, a correlação entre conceitos e a aplicação desses conteúdos na prática, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão abrangente, necessária ao mundo dos negócios e ao processo decisório.

O curso conta com a possibilidade de internacionalização, com o programa de intercâmbio, que permite que o estudante frequente cursos de curta duração fora do Brasil, em instituições da Rede Laureate, compartilhando experiências e exercitando a alteridade.

A Comunidade Internacional, um fórum virtual, permite a interação entre estudantes de diferentes IES da rede, possibilitando o compartilhamento de ideias vindas de diferentes contextos socioculturais. Assim, o fórum é mais um mecanismo que permite a construção de uma rede de relacionamento de estudantes que desconsidera fronteiras, estando alinhado ao PPI.

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Empreendedorismo, inovação e projetos práticos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial possui disciplinas que visam despertar o interesse pela discussão do empreendedorismo e sobre a importância da inovação para a sustentabilidade dos negócios. Os projetos de integração que acontecem no decorrer da formação também reforçam as práticas empreendedoras e estimulam a criatividade e a inovação, visto que se trata de projetos práticos voltados para a criação de um novo empreendimento, bem como para a análise de sua viabilidade econômico-financeira.

Durante as atividades complementares propostas pelo curso, o processo de ensino-aprendizagem é enriquecido. Privilegia-se a complementação da formação social e profissional, estimulando a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, de permanente e contextualizada atualização profissional específica, sobretudo nas relações com o mundo do trabalho.

Essas atividades propiciam aos alunos a oportunidade de exercitar suas competências e habilidades em contatos, experimentos e vivências acadêmicas, internos ou externos ao curso, possibilitando a integração a diversas condições específicas, regionais e culturais que marcam o entorno do curso. São incorporadas às competências, habilidades e conhecimentos adquiridos em outras situações de aprendizagem que não exclusivamente aquelas obtidas na sala de aula.

O que você vai estudar no curso de Gestão Comercial

Comunicação
Contabilidade de custo
Desafios contemporâneos
Direito empresarial
Empreendedorismo
Fundamentos da Administração
Fundamentos da Economia
Fundamentos de Marketing
Gestão financeira e orçamentária
Liderança, cultura e comportamento organizacional
Marketing digital, social e ambiental
Matemática financeira
Negociação e vendas
Operações e logística
Optativa
Pesquisa de mercado
Projeto integrador: diagnóstico organizacional
Projeto integrador: gestão de projetos
Projeto integrador: planejamento estratégico
Projeto integrador: temas transversais
Qualidade e certificações
Sistemas de informações gerenciais

O que faz um profissional de gestão comercial?

Esse tecnólogo é responsável pelo processo de transações de compra e venda dentro de uma organização. Como tem domínio nas áreas de marketing, logística, economia e tributação, pode intervir nas transações comerciais. O profissional de gestão cuida do planejamento da venda de produtos ou serviços e negociação da aquisição de bens, com o objetivo de aumentar a rentabilidade e produtividade da empresa. 

Pode atuar também no gerenciamento de equipes e definição de estratégias, preço e locais de venda. O profissional pode exercer o cargo de assistente comercial, de crédito, de compras, consultor de vendas, gerente comercial ou cuidar do relacionamento com o cliente no pós-venda.

Existem algumas características importantes para o profissional de Gestão Comercial, como a organização de tempo e processos, domínio da estratégia da empresa, versatilidade e flexibilidade, além da capacidade de negociação e bom relacionamento, comunicação, entre outras.

Como é o mercado de trabalho para o profissional de gestão comercial

As contínuas mudanças econômicas, tecnológicas, legais e tributárias colaboram para o crescimento da busca por profissionais qualificados e aptos a contribuir para a competitividade das empresas, considerando um cenário cada vez mais competitivo.

Existem diversas oportunidades para gestores comerciais, que têm a chance de ocupar cargos de médio e alto níveis nas companhias, com bons salários.

A área de vendas para as empresas é de extrema importância. Até mesmo em momentos de crise, profissionais que entendam e se adaptem às mudanças no perfil do consumidor podem ser colocados facilmente. 

Os maiores empregadores da área são os grandes varejistas, que sentem impacto direto das mudanças do mercado. Esse profissional participa das vendas, prospecção de novos clientes, e colabora para o aumento da lucratividade do negócio. É possível atuar em áreas internas, que prestam suporte para departamentos de relacionamento com o cliente. Possibilidades não faltam. Ter a própria firma de representação, trabalhar como autônomo, prestar consultoria para lojas estão entre elas.

Quanto ganha um profissional de gestão comercial?

De acordo com o site de empregos Catho Online, no início da carreira o profissional com cargo de analista de gestão comercial começa ganhando R$ 3.095,00 de salário. Durante a trajetória pode vir a ganhar até R$ 6.448,00. A média salarial para o cargo no Brasil é de R$ 4.837,00. 

Gestão Comercial ou Administração: qual fazer?

Qual o conhecimento adquirido no curso de Administração?

No curso de Administração, o aluno desenvolve e aperfeiçoa habilidades conceituais, humanas, técnicas, além de ter a possibilidade de se aprofundar em questões de empreendedorismo. 

Tem contato com técnicas práticas e teorias que o capacitam a analisar, identificar e tomar ações estratégicas nas organizações.

E o que se estuda em Gestão Comercial?

Apesar de compartilhar algumas disciplinas aproximadas ao administrador, o aluno da Gestão Comercial possui um foco maior em pessoas e vendas. 

A redução de custos, incentivo de lucro e aumento de produtividade geral da organização são algumas das incubências desse profissional, que tem maior relação com as áreas operacionais e administrativas.

Depois de avaliar todos os pontos, escolha a que se enquadra em seu perfil! Saiba mais sobre o curso de Gestão Comercial da FMU neste link e tire todas as suas dúvidas.

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