Ninguém consegue mais imaginar a sua vida sem internet, não é mesmo? Seja para trabalhar, estudar, se relacionar, comprar, tudo nós fazemos através dos nossos computadores ou celulares. Mas e quem tem que estudar? A internet ajuda ou prejudica? A resposta principal é: depende de como você usa. Aliás, como tudo na vida! A diferença entre o remédio e o veneno é a dose, já diria Paracelso, um médico do século XVI.

Inclusive, há quem pense que ajuda e há quem acredita que atrapalha, por isso, deve ficar por conta do estudante dosar sua utilização da melhor maneira. Afinal de contas, é ele quem sabe sobre seus planos futuros e o quanto ele quer conquistá-los. Tudo é uma questão de organização. Na FMU, você pode fazer uma faculdade inteira pela internet, por exemplo.

Para que você forme sua opinião, hoje vamos falar sobre os benefícios e malefícios do uso da internet e o quanto isso pode ou não prejudicar os estudos.

Acompanhe!

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

Leia também: 8 estratégias para melhorar a sua gestão do tempo nos estudos

Benefícios do uso da internet

Em primeiro lugar, é importante saber que praticamente tudo o que se precisa estudar para provas como Enem ou vestibulares está hoje disponível na internet. São canais no Youtube, blogs, textos e áudios. Uma infinidade de recursos que podem tanto complementar o estudo de sala de aula, como até substituir um cursinho pré-vestibular, por exemplo.

Canais de estudo na internet

São muitos conteúdos gratuitos e uma variada quantidade de conteúdo pago que preparam com qualidade os estudantes para essas provas. Isso é um grande benefício que a internet traz aos estudantes, essa possibilidade de agregar informação referente aos seus objetivos de estudo.

Muitos também trazem exercícios práticos para você fixar bem os conteúdos. Além disso, também possuem simulados, provas de vestibulares anteriores e uma série de materiais ricos que podem ajudar e muito na complementação do que você já possui.

Redes Sociais

Até nas redes sociais como Facebook e Instagram você encontra perfis de professores que ajudam os estudantes nessa fase de vestibular. Procure aqueles que você se identifica com a didática e a maneira de ensinar e aproveite.

Notícias na internet

Para quem quer saber as notícias, hoje a internet também pode ser o melhor lugar para encontrá-las. Mas fique atento à qualidade e confiabilidade dos sites.

O que não falta por aí é site sensacionalista que adora postar fake news. Por conta disso, é fundamental encontrar canais isentos e confiáveis, onde você possa obter os acontecimentos do mundo sem ser influenciado de maneira mentirosa.

Normalmente esses canais já são renomados mesmo fora da internet, como jornais impressos ou revistas. Procure sempre conhecer antes as fontes. E também variá-las. Ter vários pontos de vista é fundamental para poder formar sua própria opinião sobre os fatos.

Blogs

Os blogs também são um ótimo recurso para quem está estudando. Aqui no blog você consegue informação de qualidade, com inúmeras dicas de cursos, mercado de trabalho e ideias que vão te ajudar nessa fase dos estudos.

NA FMU VOCÊ PODE OBTER BOLSA DE ATÉ 100% COM A NOTA DO ENEM

Aplicativos

Na internet você também encontra uma série de aplicativos para estudar. Tem app para aprender novos idiomas, tem app para aprender matemática, de redação, de todas as matérias. Nós até já falamos algumas vezes sobre isso aqui no blog. Confira!

Além disso, existem outros recursos disponíveis na internet para a própria comunicação entre professores e alunos. Locais onde os professores podem ensinar, mandar tarefas, tirar dúvidas. Isso tudo depende da instituição de ensino que você estuda.

Malefícios do uso da internet

Como já tínhamos falado, a internet também tem o seu lado ruim. Você já parou pra contar quanto tempo você passa na internet? Já conferiu aquele recurso do seu celular para saber quantas horas por semana você dedica a ele? Pois passe a verificar essa informação.

Talvez você perceba que acaba passando mais tempo dentro do celular do que fazendo outras atividades. E, muitas vezes, essas outras atividades acabam sendo prejudicadas por esse tempo “perdido”. Controle a quantidade de horas que você utiliza, estabeleça limites.

Redes sociais também podem atrapalhar

Cuidado com as redes sociais. Mesmo que a gente tenha citado como benefício para o estudante, elas também podem ser bem problemáticas. Afinal, elas podem ser ótimas para rever velhos amigos, para conhecer novos e manter contato com os atuais, mas também pode ser um vórtice que te suga para dentro de uma timeline sem fim.

Ficou assustado? Então repare quanto tempo você é capaz de ficar rolando os posts do seu feed. Várias bobagens, vários memes, piadinhas, fotos e quando você vê, está há 2 horas perdendo seu tempo.

É importante que você tenha muita consciência ao pegar seu celular para olhar as redes sociais. Faça isso já estabelecendo um tempo limite e, de preferência, em um horário pré-determinado.

Saber distribuir os horários para suas atividades, inclusive para o uso consciente das redes sociais, é fundamental para quem está em época de estudos. Você pode usar um cronômetro para marcar o tempo que você utiliza para as atividades. Inclusive, existem sites na internet que já fazem esse controle para você.

Uma dica interessante da blogueira Débora Aladim que tem um canal no Youtube com mais de 2 milhões de inscritos e fala justamente sobre dicas de estudo, é ter duas contas nesta rede social.

Desta maneira, quando você entrar com a conta que você usa para estudar, não vão “pipocar” inúmeros vídeos de comédia, videoclipes e o que mais você costuma assistir quando está em seus momentos de lazer.

Uso excessivo da internet pode prejudicar

Uma pesquisa feita por três universidades de três países diferentes (Austrália, Reino Unido e Estados Unidos) chegou à conclusão que o uso excessivo da internet pode causar alterações no cérebro. As áreas mais afetadas são: cognição, atenção, memória e interações sociais.

Segundo o Dr. Joseph Firth, que é o líder do projeto, “a sequência ilimitada de notificações e acessos da internet nos encoraja a manter uma constante atenção dividida — o que depois pode diminuir a nossa capacidade de manter a concentração em apenas uma tarefa”.

Por conta disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu como recomendação, o uso diário de telas a uma hora por dia, principalmente às conectadas à internet.

Existem muitos aplicativos que limitam esse uso. Utilize esses recursos para não extrapolar o tempo realmente necessário para que você utilize de maneira equilibrada.

Leia também: Dica: 6 cursos para quem gosta de ler

O equilíbrio

Por mais que a internet possa te trazer essa infinidade de recursos e informações, é importante lembrar que ela não é a nossa única fonte. O bom e velho livro ainda abre muitas portas para o conhecimento. Sejam livros didáticos, de histórias reais ou ficção, eles ainda são uma fonte de aprendizado que transcendem o tempo e a modernidade. Leia sempre e leia muito!

Viva o mundo lá fora. Pratique esportes, divirta-se com responsabilidade. Tudo isso também faz parte da vida. Muitas vezes ficamos tão mergulhados na internet que esquecemos de tudo o que acontece a nossa volta, na vida real. Estar atento à família, aos amigos também é muito recompensador. Não deixe que o mundo virtual te tire do real.

Como já falamos antes e em outros textos aqui no blog, saber separar seus horários, ter um tempo pra estudar e um tempo para se divertir faz com que sua rotina seja mais leve e organizada. Existem muitos métodos de estudo que você pode aplicar para que você seja mais produtivo e, por que não, mais fácil.

Internet é um caminho sem volta!

É claro que simplesmente abolir o uso da internet, além de irreal, já que ninguém consegue mais hoje em dia, é contraproducente. A internet tem inúmeros benefícios que pode sim, ser muito bem aproveitados. Simplesmente cortar da vida do estudante não faz nenhum sentido.

Esperamos que essas dicas te ajudem a equilibrar seu tempo na internet junto com os estudos. Conta pra gente como você faz para otimizar seu tempo e continua acompanhando o nosso blog para mais dicas iguais a essas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui