Praticamente todas as pessoas que tem acesso a um computador ou smartphone acessa as mídias sociais. E não é somente para se comunicar com os outros. Muito trabalho hoje é desenvolvido nesse tipo de canal. Uma empresa não sobrevive se não estiver nas mídias sociais. Portanto, mesmo aquelas que são consolidadas no ramo físico, acabam tendo um site de vendas, uma ou mais redes sociais para expor seus produtos. Se você quer surfar essa onda e trabalhar na área, vamos abordar alguns cursos de graduação indicados para isso.

Em resumo, nesse mercado que cresce a cada minuto, as chances de um profissional se dar bem são grandes. Mas você sabe o que você tem que estudar para poder trabalhar com as mídias sociais? Além de ser criativo, é preciso ter afinidade com comunicação, redação, internet, além de áreas como marketing.

Neste post, vamos falar sobre alguns cursos da área de comunicação que podem ser a porta de entrada para quem quer trabalhar nessa área. E a FMU oferece excelentes opções para você que se interessa pela área.

Confira!

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

Leia também: 5 cursos interessantes para quem gosta de escrever

O que são mídias sociais?

Segundo o conceito da empresa Resultados Digitais, “as mídias sociais (também conhecidas como redes sociais) são sites e aplicativos que permitem que os conexão, interação e compartilhamento de conteúdo entre os usuários. As mídias sociais mais populares atualmente são Facebook, Youtube, Instagram e WhatsApp. São canais importantíssimos para uma estratégia de Marketing Digital.”

Muitas atividades são desenvolvidas nas mídias sociais e diversos recursos são utilizados, tais como: palavras, fotos, vídeos e áudios. Embora algumas pessoas utilizem as mídias sociais como um local de compartilhamento de sua vida e visão de mundo, muitas empresas também se utilizam desse espaço para realizar vendas. E aí é que entra o marketing digital.

O consumidor de hoje está totalmente conectado à internet. Então as empresas tem que saber quem é essa pessoa, que locais virtuais que ela frequenta, quais são seus gostos e seu perfil de consumo. Assim, as marcas criam conteúdo exclusivo para esse tipo de pessoa, atingindo seu objetivo que é vender para elas.

Porém, acontece que esse consumidor não está ali nas mídias sociais para comprar. Ele provavelmente está para se comunicar, interagir com outras pessoas, relacionar-se. Sendo assim, as empresas tem que ser sutis nessa arte de atingir o consumidor. Então, o profissional que trabalha com as mídias sociais tem que criar um conteúdo de qualidade que atraia esse possível futuro cliente.

Se você é interessado em trabalhar nesse nicho de mercado, sabia que a FMU tem uma série de cursos na área de comunicação, que habilitam você a trabalhar em diversas áreas, inclusive nas mídias sociais. Vamos falar de alguns deles agora:

Curso em Comunicação e Marketing da FMU

O curso em Comunicação e Marketing da FMU é um curso de bacharelado presencial, com duração de 8 semestres. Está disponível no campus Ana Rosa nos períodos matutino e noturno.

Foi desenvolvido com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuarem de forma empreendedora e gerenciarem o processo de comunicação empresarial. Este, aplicado às organizações de primeiro, segundo e terceiro setor.

Também tem como foco, primeiramente identificar oportunidades de mercado, desenvolver mecanismos para satisfazê-las, cuidar do posicionamento e da imagem organizacional das empresas. Muitas dessas atividades são desenvolvidas através das mídias sociais.

Leia também: Faculdade EAD ou presencial: qual a diferença entre as duas?

Mercado de Trabalho

O profissional formado no curso de Comunicação e Marketing da FMU pode atuar em Departamentos de Marketing e Comunicação de organizações privadas, órgãos públicos e terceiro setor, assim como em agências de publicidade, assessorias de comunicação e em institutos de pesquisa. Em todos esse locais, pode trabalhar com mídias sociais.

Curso de Jornalismo da FMU

O curso de Jornalismo da FMU é um curso de bacharelado na modalidade presencial, disponível nos campi Ana Rosa e Morumbi. Tem duração de 8 semestres.

Durante o curso, o estudante conhecerá os fundamentos teóricos da profissão, aprenderá na prática a produzir conteúdo para os mais variados veículos de comunicação, inclusive as mídias sociais. Além disso, compreenderá as transformações que o jornalismo pode promover na sociedade.

Mercado de Trabalho

O profissional formado em jornalismo poderá atuar em veículos tradicionais, como jornais, revistas, e emissoras de rádio e TV. Ademais, existem oportunidades em plataformas de comunicação digital, como sites, blogs e mídias sociais.

Poderá trabalhar em empresas públicas e privadas, ONGs, sindicatos e diversas entidades que se comunicam por meio de assessorias de imprensa, veículos institucionais, revistas, sites e blogs corporativos.

Curso de Publicidade e Propaganda da FMU

O curso de Publicidade e Propaganda da FMU é um curso de bacharelado oferecido nas modalidades presencial e semipresencial. Tem duração de 8 semestres.

Durante o curso, o estudante aprenderá a analisar o mercado e desenvolver ações de comunicação de maneira criativa, crítica, ética, responsável e efetiva. Ademais, também será capaz de dominar as ferramentas de pesquisa de mercado, identificar oportunidades, antecipar tendências e desenvolver soluções de distribuição de bens e serviços.

O profissional compreenderá os fenômenos psicológicos, comportamentais e emocionais da sociedade e saberá atuar em equipes multidisciplinares de marketing. Aprenderá a criar campanhas de comunicação, gerenciar investimentos de mídia, atuar na produção de filmes e spots publicitários.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho da Publicidade e Propaganda é bastante amplo e oferece inúmeras possibilidades. Você poderá atuar nas áreas de criação, direção de arte, mídia, produção de rádio e TV, gerência de produtos, assessoria de imprensa e atendimento de contas.

As oportunidades de carreira encontram-se em agências de publicidade, veículos de comunicação e nos departamentos de marketing de empresas públicas e privadas. Poderá, assim como nos demais cursos, trabalhar com mídias sociais.

Agora, se você quer fazer uma especialização totalmente voltada para as mídias sociais, a FMU oferece um curso de pós-graduação em Práticas de Consumo e Mídias Sociais. Sabia mais sobre ele agora:

Curso de Pós-graduação em Práticas de Consumo e Mídias Sociais da FMU

É um curso online de pós-graduação, com duração de dois semestres. Ele se insere em um contexto de crescente importância das plataformas digitais para comunicação de marcas e práticas de consumo. Portanto, exigindo profissionais capazes de planejar processos comunicacionais em mídias sociais.

Com base numa abordagem contemporânea sobre consumo e mídias sociais, o curso envolve módulos sobre métricas e monitoramento em mídias sociais, incluindo etnografia digital, análise de redes e estratégias de engajamento. Ademais, fala sobre comunicação e práticas de consumo, incluindo tendências e comportamento do consumidor em mídias sociais.

O diferencial da especialização em Práticas de Consumo e Mídias Sociais é um olhar interdisciplinar e com foco em dados para gestão de processos comunicacionais neste contexto e para este fim.

NA FMU VOCÊ PODE OBTER BOLSA DE ATÉ 100% COM A NOTA DO ENEM

Mercado de Trabalho

O acesso dos brasileiros à internet tem crescido cada dia. Toda essa demanda de conteúdo faz crescer o campo de trabalho para o profissional de mídias sociais. Portanto, as empresas acabam investindo pesado na publicidade em mídia digital.

Buscam-se especialistas na criação e no gerenciamento de redes sociais e aplicativos para dispositivos móveis. Este profissional é procurado também para desenvolver plataformas digitais e simuladores para grupos de educação a distância.

Há, também, uma procura cada vez maior por parte de empresas que prestam serviços de comunicação corporativa, marketing digital e análise do mercado das tecnologias midiáticas. Agências de comunicação e publicidade buscam o profissional para desenvolver sites de empresas.

Quer trabalhar com mídias sociais?

Qualquer um dos cursos acima que citamos te dá uma base de comunicação suficiente para que você possa ter um bom desempenho trabalhando com mídias sociais.

Para fazer um bom trabalho nessa área é fundamental que o profissional entenda bem sobre a persona da empresa, ou seja, o perfil do possível cliente. Deve saber fazer a curadoria de conteúdo que mais agrada essa persona, além de criar um bom conteúdo, de qualidade, que atenda as necessidades desse cliente.

Também é necessário que esse profissional saiba monitorar o que está sendo falado sobre a empresa a qual ele representa e saiba fazer análise sobre o conteúdo gerado. Saber qual tipo de conteúdo gera mais engajamento, ou seja, o conteúdo que mais gente clica, curte, comenta e compartilha.

Quer mais dicas como essa? Continua acompanhando o nosso blog para ter mais conteúdos que tem a ver com seus interesses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui