Depois de toda a animação de tirar uma nota alta no Enem ou passar no vestibular, vem o resultado que esperamos por tanto tempo: a faculdade! Mas nem sempre o começo do curso é exatamente como pensamos. Então, como manter a motivação na faculdade depois do primeiro ano? Isso porque é bastante comum achar que você já vai partir para a parte prática da profissão logo no início. Porém, é preciso estudar bastante antes e há dicas valiosas para não perder a motivação nesse período.

Alguns cursos, como por exemplo, as engenharias, tem um início muito técnico. Isso em qualquer instituição, como na FMU. Pode ter certeza que você vai ter muito cálculo, física, desenho e química antes de aprender como funciona um motor ou como se constrói uma casa. Por conta disso, muitos estudantes ficam desmotivados por acharem que não se identificam com o curso, ou que ele é muito teórico.

Também pode acontecer de a faculdade ser um pouco mais difícil do que você imaginava, das matérias serem densas demais. De você não dar conta dos estudos, de não dar tempo de estudar para as provas. Ou de você e ter que trabalhar no contra turno e não ter tempo de fazer as atividades solicitadas.

Então, como manter a animação na faculdade e nos estudos? Neste post, vamos passar 7 dicas para que você consiga aproveitar melhor essa fase tão importante da sua vida.

Leia também: Cursos para quem é bom em matemática: saiba quais são os melhores

7 Dicas para manter a motivação na faculdade

Conheça agora 7 dicas para você conseguir manter a motivação na faculdade, principalmente depois do primeiro ano.

1. Saiba gerir seu tempo

Nós até já falamos sobre gestão do tempo aqui no blog. Para poder se manter organizado, você tem que saber distribuir suas atividades e compromissos ao longo do dia e da semana. Para isso, indicamos que você utilize um calendário, que pode ser de papel ou online, através de aplicativos. Lá você anota todos os seus compromissos.

Estabeleça horários para estudar as matérias, de preferência, estude aquelas que você viu no dia. Agende trabalhos e provas para poder se preparar com antecedência. Dessa maneira, você se programa e não se sobrecarrega tanto.

Além disso, não acumula matéria para em cima da hora, o que pode ser muito estressante, principalmente se você tem muitos compromissos, como trabalho, por exemplo.

Revisar o conteúdo sempre é válido, dessa maneira você garante a fixação da matéria e facilita sua vida quando tiver que estudar para alguma prova. Ler o material e os livros extras que os professores solicitaram também podem melhorar sua performance no curso.

Resumindo: organize-se! Um estudante organizado, em dia com seus estudos, diminui as chances de desmotivar por estar atarefado demais.

2. Estude pensando na sua profissão futura

Lembre-se que, quando você está na faculdade, seu objetivo é aprender uma profissão. Se antes, os estudos tinham como objetivo passar de ano ou passar no vestibular, saiba que, agora, tudo que você estudar terá um propósito mais para frente.

Mesmo que você pense que aquela matéria lá da primeira fase não tenha nada a ver com o curso que você está fazendo, saiba que ela está ali por um motivo.

Por isso é bem legal quando você faz um curso de tecnologia. Ter disciplinas que tem tudo a ver com a profissão são uma motivação na faculdade. Isso porque elas acabam sendo bem mais objetivas e menos cansativas.

A FMU tem uma série de cursos de tecnologia para você escolher.

3. Cuide da sua saúde para manter a motivação na faculdade

De nada adianta tirar um monte de notas altas e ficar estressado no final do semestre. Também faz parte da gestão do tempo reservar um horário para praticar exercícios e cuidar da sua saúde.

A alimentação durante as aulas, hidratação no dia a dia, a prática de algum esporte, dormir bem, são alguns itens indispensáveis para quem tem uma rotina puxada. Estar bem de saúde deveria ser a prioridade para quem quer motivação na faculdade. Aliás, pra todo mundo, né?

Mesmo que você se programe com antecedência, pode acontecer de você ter que virar a noite estudando para alguma prova. Se isso acontecer, não descuide do restante: hidratação, alimentação e tente repor esse sono o quanto antes. Equilíbrio é a chave do sucesso.

Separe momentos para seu descanso todos os dias, nem que seja no intervalo entre as atividades ou aulas. Nos finais de semana também procure descansar. Aproveite para sair com os amigos, namorar e cuidar um pouco da sua saúde mental, que é tão importante quanto à saúde física.

4. Estude em grupo

Não tem nada que aumente mais a nossa motivação na faculdade do que estar entre amigos. E estar junto desse amigos, aproveitando para estudar, é unir o útil ao agradável.

Estudar em grupo é sempre bom. Você une conhecimentos e habilidades diferentes. Consegue se descontrair um pouco, rir, se divertir e ainda tirar suas dúvidas. Só tem vantagens!

Por isso, crie o hábito de, de vez em quando, estudar em grupo. O apoio dos colegas durante a faculdade é fundamental. Fora que muitos desses amigos seguirão com você para o resto da vida, nem que seja como colegas de profissão.

5. Aprenda a lidar com as derrotas

A faculdade não tem nada a ver com o ensino médio, isso você pode ter certeza. Toda a dinâmica é nova. Novos horários, novas cobranças, muitas vezes as matérias são mais difíceis do que você imaginava. E tudo isso vai ser um desafio.

Saber lidar com as derrotas que podem vir é fundamental para manter sua motivação na faculdade. Acontece com muita frequência de estudantes que reprovam em alguma matéria no primeiro ano porque não estavam habituados à nova rotina. Por isso, saiba que essa possibilidade existe e é até comum de acontecer.

Aprender a lidar com as derrotas é importante não só para a faculdade, mas também para a vida! Nem tudo vai ser do jeito que imaginamos e, criar expectativas podem muitas vezes gerar frustração. Por isso, siga tranquilo e faça a sua parte. Estude, se organize e, se não der certo, tente novamente!

6. Não basta lidar com as derrotas, tem que validar suas vitórias!

Se ir mal em alguma matéria e tentar de novo pode te deixar mais forte, imagina passar em uma matéria super difícil? Sempre tem aquele professor mais “carrasco”, ou aquela matéria que ninguém passa. Se você for um dos “sortudos” que realizaram esse feito de passar, sinta orgulho de si mesmo!

Aliás, nem precisa ser a matéria mais difícil de todas, pode ser uma que seja difícil para você somente. Superar suas próprias barreiras é razão suficiente para você ter motivação na faculdade, já que é durante esse período que somos constantemente testados.

Sinta orgulho de suas pequenas realizações. Saiba que você está se tornando um profissional acima de tudo. Todas as barreiras que está ultrapassando vão te levar para um ponto de chegada que é sua nova profissão.

Aliás, pra muita gente, só sair da cama já é motivo para comemorar. Ou estar dentro de uma faculdade enquanto muitos não tem condições. Valorize essas conquistas que você sabe que não foram fáceis. Sinta-se feliz, realizado e, principalmente, motivado!

7. Não desanime e mantenha a motivação na faculdade

Parece óbvio, mas para manter a motivação na faculdade, você não pode desanimar! Existirão muitas pedras no seu caminho. Nos estudos, na universidade e até na sua vida pessoal. Afinal, são anos que você passa dentro da instituição. E anos de grandes mudanças pessoais e profissionais.

Mesmo você levando nossas dicas em consideração, sempre terão momentos de dificuldade. Portanto, não desanime! E se as dicas não deram certo, comece tudo de novo. Reveja seus planos de estudo, reorganize sua agenda, tente equilibrar melhor o que está desequilibrado. Pra tudo tem jeito.

Disciplina e determinação são fundamentais em qualquer etapa da nossa vida, principalmente durante a faculdade. Foque lá na frente, no sonho da sua profissão. Só assim você vai dar conta das adversidades que virão.

Gostou das dicas? Agora é só botar em prática, manter a motivação na faculdade e na vida.

Se quiser mais dicas como essa, continue acompanhando o nosso blog!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui