Já foi-se o tempo que todo pai e mãe sonhava com uma carreira tradicional para o seu filho, como a de advogado, médico ou engenheiro. Não que essas profissões ainda não sejam o sonho de muitos pais, mas hoje elas vem com uma nova cara, uma nova ideia e perfil. São as chamadas profissões do futuro. Nesse contexto, pode ter certeza que a tecnologia é o grande diferencial em cada uma delas.

Neste post, nós separamos uma lista com 10 áreas que estão em alta no mercado, consideradas profissões do futuro. Entre elas, estão segmentos na área hospitalar e também aplicados, por exemplo, ao esporte. A medicina também é outra área que demanda e vai demandar muita pesquisa e investimento.

Em suma, é preciso ficar atento ao que o mercado precisa e quais as demandas que vão existir daqui pra frente. Saiba que quem estiver apto a exercer alguma dessas profissões pode até ter recompensas financeiras lá na frente.

E afinal, quais são essas profissões do futuro?

Leia também: Faculdade de Odontologia em SP: por que procurar a FMU

Profissões do Futuro

As profissões do futuro estão diretamente ligadas às novas necessidades. Algumas delas já existem hoje e já são bem procuradas (e remuneradas!). Algumas ainda nem existem em um curso específico, só existe uma especialização, mas estão em alta. Vamos citar 10 delas para você conhecer e saber se elas tem a ver ou não com o seu perfil. Conheça:

1. Analista de Big Data

Qualquer dado que circula na internet, seja uma foto postada no Instagram, uma música tocada no Spotify ou qualquer compra efetuada com cartão de crédito tem alguém por trás dessas operações. Esse é o analista de Big Data. Big Data nada mais é que o volume de dados que sobrecarregam as empresas hoje em dia. Estes dados devem ser analisados e tratados conforme as necessidades.

Em 2017, o profissional de Big Data estava entre as 5 profissões mais contratadas no Brasil, segundo levantamento da empresa de recrutamento Michael Page.

Também chamado de cientista de dados, o analista de Big Data é definitivamente uma das profissões do futuro. Ele é necessário para armazenar, traduzir e fazer um bom uso das informações geradas todos os dias.

Se sua ideia é trabalhar diretamente com Big Data, a FMU, por exemplo, tem, além de um curso de graduação chamado Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica, dois cursos de pós-graduação: Big Data e Marketing e Big Data e Comunicação. Se quiser saber mais sobre esses cursos, é só acessar aqui.

2. Engenheiro com foco em agronegócio

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio em 2019 e 2020 estão acima das projeções de crescimento da economia brasileira de um modo geral. Hoje ele é responsável por um quinto do PIB nacional.

Com essas perspectivas, nada melhor do que investir em uma profissão na área, certo?

Não existe um curso chamado “Engenharia com foco em agronegócio”, mas você pode escolher uma série de engenharias e depois optar por uma especialização, ou simplesmente investir em estágios ou procurar emprego nessa área.

Alguns dos cursos que você pode fazer: agronomia, engenharia de aquicultura, agrimensura, engenharia ambiental, engenharia florestal ou engenharia de pesca. Todas essas podem te trazer para o mercado do agronegócio.

3. Engenheiro de Mobilidade

A engenharia de mobilidade é a profissão que é responsável pela infraestrutura de transporte e por planejar, dar manutenção e operar componentes dos veículos. Pode trabalhar nas áreas portuária, ferroviária e aeroportuária.

E por que essa é considerada uma das profissões do futuro? Simples, você já dirigiu nos trânsitos das grandes cidades? A ideia é que o profissional que atuará na esfera pública, por exemplo, possa ajudar a resolver um dos principais problemas das cidades com população acima de 200 mil habitantes: o congestionamento urbano.

Por enquanto só existe uma universidade no Brasil que oferece esse curso e é a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no campus da cidade de Joinville e tem duração de 3 anos.

4. Geneticista

Com o aumento das descobertas científicas no campo da genética, o geneticista tem e terá atuação garantida no mercado. Cada vez mais as pessoas tem procurado saber sobre seu histórico genético ou tem se voltado à área a fim de planejar seus filhos. Seja pra descobrir o passado ou focar no futuro, o geneticista pode ter a chave para muitas perguntas.

Identificar possíveis doenças para poder preveni-las é apenas uma das atribuições do geneticista. Com o aumento da tecnologia é possível que muito mais recursos possam ser acessados por esse profissional no futuro.

VEJA AQUI COMO CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDOS NA FMU

5. Bioinformacionista

Ainda no campo da genética, o profissional bioinformacionista faz a coleta de informações biológicas e presta suporte a Cientistas da Saúde na compreensão dos problemas de saúde, doenças e no desenvolvimento de tratamentos e remédios.

Como uma das profissões do futuro, destaca-se na investigação de informações para a produção de novos medicamentos. Atua na medicina personalizada, formulação de remédios sob medida e em ações para prevenção de doenças. 

6. Gestor de experiência do usuário

Muitas marcar investem na experiência do usuário para tentar fidelizar os clientes. Esta é uma estratégia do marketing digital.

Esse profissional faz a gestão da experiência do usuário, ou User Experience (UX), que é o conjunto de percepções que uma pessoa tem ao fazer uso de um produto ou serviço. Está ligada a uma série de conceitos como: design, usabilidade, conveniência, facilidade, entre outras.

Por conta da alta concorrência, as empresas tem valorizado muito a UX, por conta disso, entra em cena o gestor de experiência do usuário. É um profissional que deve ter um pensamento criativo e capacidade de resolver problemas.

7. Engenheiro Hospitalar

Embora essa função ainda não seja considerada uma profissão, a engenharia hospitalar está crescendo a cada dia. Sua função principal é aplicar tecnologia adequada à solução de problemas hospitalares. Além de trabalhar em equipes multidisciplinares, com médicos e enfermeiros, por exemplo.

A Engenharia Hospitalar auxilia no planejamento e desenvolvimento de equipamentos, tecnologia e métodos relacionados diretamente ao serviço de saúde.

Com a evolução da tecnologia, a área hospitalar é apenas mais uma das que se beneficiam. Novos e modernos equipamentos surgem a todo momento para facilitar a vida dos profissionais da área da saúde.

8. Técnico em Telemedicina

O técnico em telemedicina auxilia os profissionais de saúde oferecendo ferramentas para encurtar distâncias como videoconferências e exames com laudos médicos a distância. Em outras palavras, fornece a tecnologia necessária para prestar atendimento a distância a pacientes.

Com isso, consegue levar o atendimento a cidades do interior, por exemplo,. entre outros benefícios.

9. Especialista em energias renováveis ou energias alternativas

Por mais que carreiras como a engenharia de petróleo e gás ainda estejam em alta, o futuro será o lugar das energias renováveis.

Energia renovável é toda energia gerada através de recursos que são naturalmente reabastecidos. Como exemplo, temos a energia eólica, solar, biomassa, entre outras.

Segundo a Bloomberg New Energy Finance (BNEF) de 2019, 62% das energias que serão utilizadas no ano de 2030 serão renováveis. Por esse motivo, vale a pena investir nessa carreira.

Existe disponível no estado do Ceará o curso de Engenharia de Energias Renováveis, e com certeza essa é uma das profissões do futuro, pois é constante a preocupação com nosso planeta e nossos recursos.

10. Gestor Financeiro

Esse é um profissional que estará sempre em alta. Afinal, que empresa não quer ter suas contas sempre bem geridas e positivas?

Mesmo existindo tantas tecnologias disponíveis, ainda sim, a presença de um gestor financeiro nas empresas é imprescindível e insubstituível.

Para ser gestor financeiro você pode fazer vários cursos como: administração, contabilidade ou engenharia. E também pode optar por fazer um curso de Gestão Financeira propriamente dito. A FMU oferece o curso de graduação tecnológica em Gestão Financeira. Saiba mais sobre ele aqui.

Já sabe qual profissão do futuro você vai cursar?

Agora que você sabe que existem todas essas profissões, já sabe qual vai cursar? Tem aptidão para alguma delas? Conta pra gente e continua acompanhando o nosso blog para mais informações e dicas como essas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui