O trabalho em home office tem se tornado tendência nos últimos anos. Poder trabalhar de casa faz com que o profissional faça seus horários e se organize da melhor maneira. Tudo isso de acordo com as suas outras atividades, tais como cursos e compromissos familiares. São muitas as profissões home office disponíveis no mercado. Na verdade, se o trabalho for feito através de um computador, você pode levá-lo para qualquer lugar do mundo.

Em resumo, o home office é uma realidade para muitos profissionais que buscam uma renda extra. Além disso, por conta da variedade de ferramentas de comunicação e apps disponíveis, muitos profissionais estão apostando a carreira exclusivamente na opção home office. Além disso, também estão optando a estudar em casa.

Mas afinal, o que é home office? Como fazer para trabalhar dessa maneira? Neste post, vamos listar 10 profissões indicadas para quem procura partir para uma profissão home office. É claro que para ingressar em muitas delas, o primeiro passo é entrar em um curso de graduação em uma instituição de qualidade, como a FMU.

Confira!

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

O que é home office?

Home office é, traduzindo literalmente do inglês, escritório em casa. É quando o profissional exerce o seu trabalho da sua própria casa, não precisando ir até a empresa, ou indo somente quando necessário.

Com o aumento da tecnologia, aumentaram as ofertas de home office, já que é uma modalidade onde todos ganham. Economiza-se tempo de deslocamento, o espaço físico que o profissional ocuparia no escritório, aumenta a flexibilidade e liberdade de quem trabalha dessa maneira, assim por diante.

Existem 3 tipos de trabalho home office. Quando o profissional é empregado de alguma empresa mas exerce suas funções de casa, quando ele é freelancer ou profissional liberal, e ainda quando ele é um empresário que utiliza sua casa como sede, o também chamado de home based.

Conheça algumas profissões que você pode ter e trabalhar em home office:

10 profissões que permitem home office

1. Jornalista

Claro que, se você é um repórter de rua ou um jornalista de bancada de TV, você terá que ir até a emissora para prestar seu serviço. Porém, muitos profissionais conseguem fazer suas pesquisas e reportagens em home office.

São muitos também os jornalistas que escrevem para jornais online, blogs, entre outros recursos digitais que normalmente trabalham de casa. São os chamados jornalistas digitais. Basta ter um computador com acesso a internet e todo seu “escritório” está montado.

A FMU possui um curso de jornalismo. É um curso de bacharelado presencial nos campi Ana Rosa e Morumbi e tem duração de 8 semestres.

2. Contador

Por mais que ainda existam muitos escritórios de contabilidade, muitos profissionais dessa área estão optando pelo home office.

Assim como os jornalistas, os contadores também só precisam de um computador com acesso a internet para poderem trabalhar.

Antes isso não era possível pois a quantidade de documentos em papel tornava mais difícil o trabalho remoto. Mas hoje, onde as notas fiscais são digitais, os documentos e boletos são gerados online e existe uma série de programas para organizar a contabilidade das empresas, a vida dos contadores ficou mais fácil e com menos exigências de ter um espaço físico.

A FMU conta com um curso de Ciências Contábeis, nas modalidades presencial, semipresencial nos campi Itaim Bibi, Liberdade e Morubi, além da opção de curso à distância (EAD). Tem duração de 8 semestres e é do tipo bacharelado.

3. Designer Gráfico

Também é o tipo de profissão que só precisa de um computador e suas ferramentas online de criação de imagem e texto. O designer gráfico trabalha com ilustrações de livros, diagramação de revistas, criação de logotipos, desenho de embalagens entre outros, todos possíveis de se fazer em home office.

É importante frisar que para ser designer gráfico precisa de muita criatividade! Nós até já falamos sobre isso aqui no blog. Então trabalhar em casa até se torna uma boa opção, garantindo um ambiente silencioso e calmo para que possa exercer seu lado criativo.

A FMU tem um curso de Design Gráfico. É um curso de tecnologia com duração de 4 semestres. Pode ser feio na modalidade presencial no campus Vila Mariana II e à distância.

4. Psicólogo

Ao contrário das profissões citadas anteriormente, para atuar como psicólogo em home office não basta somente um computador. O atendimento do psicólogo precisa ser cara a cara, então a possibilidade de se trabalhar de casa é ter um cantinho reservado para receber os pacientes.

Claro que o espaço para esse atendimento tem que ser bem pensado e elaborado. Como se trata de um profissional da área da saúde, o psicólogo precisa comprovar que seu espaço é adequado para trabalhar em home office.

A FMU também tem um curso de Psicologia. É um curso de bacharelado com duração de 10 semestres. Está disponível somente na modalidade presencial nos campi Liberdade e Santo Amaro.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO DE PSICOLOGIA DA FMU AQUI

5. Secretária ou Assistente Virtual

O trabalho de secretariado remoto cresceu muito nos últimos anos. As secretárias tem total condições de atender seus clientes em home office. Com toda a informatização da comunicação, da execução de planilhas e documentos, é totalmente possível que essas profissionais possam trabalhar de suas casas e seus computadores.

A FMU tem dois cursos de secretariado. O de Secretariado Executivo, que é um curso de bacharelado EAD com duração de 6 semestres, e o Secretariado Executivo Trilíngue, que é um curso de bacharelado presencial, nos campi Liberdade e Morumbi e tem duração de 6 semestres.

6. Designer de Games

Assim como o designer gráfico, o designer de games só precisa de um bom computador e ferramentas digitais para suas criações.

Mesmo que os jogos sejam criados em equipes, hoje existem muitos aplicativos de comunicação que podem juntar inúmeros membros em uma “sala” virtual e assim, as reuniões podem acontecer mesmo que cada um esteja na sua casa.

A FMU tem um curso de Design de Games. É um curso de bacharelado EAD, com duração de 8 semestres. Quem faz o curso de Jogos Digitais da FMU também pode fazer esse mesmo tipo de trabalho em casa. É um curso de tecnologia, presencial no campus Liberdade ou EAD. Tem duração de 5 semestres.

7. Tradutor

O trabalho do tradutor é esse mesmo: traduzir. E, assim como a maioria das profissões que citamos, só necessita de um computador. Por conta disso é uma das opções pra quem quer trabalhar em home office.

Também é um trabalho que exige concentração e silêncio, o que é facilitado quando se está em casa e se pode escolher o horário e local de trabalho.

A FMU tem um Curso de Tradução – Inglês/Português. É um curso de bacharelado com duração de 7 semestres. Está disponível no campus Liberdade.

8. Profissional de Marketing

Com o advento do marketing digital, o trabalho do profissional de marketing que atua nessa área, por exemplo, pode ser feito totalmente remoto e de qualquer lugar.

Outros tipos de trabalho que esse profissional faz também podem ser feitos em home office, assim como as reuniões das equipes podem também ser feitas online.

Você pode fazer o Curso de Marketing na FMU. Ele é um curso tecnológico com duração de 4 semestres. Está disponível nas modalidades presencial e semipresencial nos campi Itaim Bibi, Liberdade e Morumbi, além de EAD.

9. Esteticista

Quem trabalha com estética pode montar um espaço dentro da própria casa, desde que estabeleça as condições de higiene, limpeza e organização que é exigida desses profissionais.

Para trabalhar como esteticista é necessário fazer o Curso de Estética e Cosmética. A FMU possui esse curso de tecnologia com duração de 5 semestres. Pode ser cursado nas modalidades presencial e semipresencial no campus Liberdade.

10. Escritor ou Autor

Para ser escritor ou autor é necessário criatividade, paciência, dedicação e um bom espaço para trabalhar, quer local melhor do que a própria casa?

Mesmo que para ser um escritor ou autor não seja necessário fazer um curso superior, estudar Letras pode ser um bom incentivo. Por mais que seja um curso voltado para profissionais que querem dar aula, pode também ser uma boa bagagem para quem quer escrever bem. O curso de Jornalismo, que já falamos lá no início também pode ser uma boa pra quem quer seguir essa carreira.

O Curso de Letras – Português da FMU tem duração de 8 semestres e pode ser cursado presencialmente, semipresencialmente e EAD.

Gostou das opções de profissões home office que te demos? Se quiser mais sobre elas e ter mais dicas como essa, continue acompanhando o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui