Você, que está prestes a concluir o ensino médio, já ouviu falar em vestibular agendado? Muitas faculdades tem como meio de entrada a utilização das provas de vestibular. Elas normalmente são feitas em um dia específico, uma data programada previamente. Já outras utilizam o chamado vestibular agendado, que é feito em uma data que o candidato escolhe.

A FMU é uma das instituições que fazem isso. Mas como funciona esse tipo de prova? Na prática, é uma forma de ingresso que privilegia a flexibilidade ao candidato. Ou seja, interessados em cursar uma graduação em qualquer área, seja bacharelado ou licenciatura.

Nesse post, vamos explicar como funciona esse método que facilita muito a vida do estudante na hora de ingressar na faculdade.

CLIQUE AQUI E SAIBA COMO OBTER UMA BOLSA ESTUDOS NA FMU

O que é vestibular agendado?

Enquanto que o vestibular tradicional tem somente uma data disponível para os candidatos, o vestibular agendado possui uma série de datas para que o estudante possa escolher qual a que mais se adéqua às suas necessidades. É um tipo de prova exclusivo de universidades particulares.

Em alguns casos, o próprio vestibulando decide qual data é melhor para que ele realize a prova e a faculdade acata com essa decisão. Essa é a principal diferença entre os vestibulares comuns e os agendados: essa autonomia do candidato para decidir quando é melhor fazer a prova de ingresso.

O vestibular agendado também pode ser feito de formas alternativas, como online, da própria casa do candidato. Esses, normalmente, inclusive já mostram o resultado da prova de imediato.

Cada universidade tem seu método de avaliação. Algumas podem exigir somente uma redação, outras podem cobrar uma prova completa com questões multidisciplinares.

Algumas universidades oferecem as duas opções de vestibular aos candidatos. Primeiro é marcada a data da prova oficial e, depois, são abertas as opções de datas para quem não conseguiu fazer a primeira.

É importante ler o edital de cada universidade para saber mais detalhes de como funcionam as provas e de que maneira elas são divulgadas.

NA FMU VOCÊ PODE OBTER BOLSA DE ATÉ 100% COM A NOTA DO ENEM

A FMU

O Centro Universitário FMU já está no mercado há mais de 50 anos oferecendo educação de alta qualidade, em constante evolução com a adoção de novas tecnologias de ensino, capacitação de seu corpo docente e ampliação de sua infraestrutura.

Em 2014, a FMU passou a fazer parte do Grupo Internacional de Educação Laureate, composto por mais de 25 instituições de ensino superior no mundo e reunindo mais de 850 mil alunos distribuídos em diversos países concentradas essencialmente na América Latina. O grupo Laureate coloca o aluno no centro de todas as suas ações e é referência na qualidade acadêmica de ensino.

São cerca de 80 cursos de graduação que a FMU oferece, nas modalidades presencial, semipresencial e à distância, além de inúmeras maneiras de ingresso.

A faculdade oferece diversos processos seletivos ao longo do ano. Há também outras facilidades, como ingresso através da nota do ENEM, opções para estudantes que já concluíram o ensino superior ou que trancaram o curso. Também oferecem descontos para alunos que estejam matriculados em outra instituição. Além disso, ex alunos da FMU também tem descontos na segunda graduação.

O vestibular agendado é também uma das opções de ingresso na FMU. Saiba mais sobre ele agora.

Leia também: Bolsas de estudos FMU: 4 facilidades de ingresso

Saiba como funciona o vestibular agendado da FMU

Em primeiro lugar, o candidato deve se inscrever através do Programa de Apoio Move Mais, no site da instituição. Mais informações aqui. Na ficha de inscrição, o estudante preenche todos os seus dados pessoais, endereço e se é portador de algum tipo de necessidade especial.

O programa Move Mais, é um programa da universidade que oferece 10 mil bolsas de estudos de até 100% para estudantes que queiram ingressar na FMU. O percentual dos descontos varia de acordo com o perfil e desempenho no processo seletivo.

Após a inscrição, é feito o agendamento da prova. No vestibular comum, o aluno teria somente uma opção de data no fim de semana. No vestibular agendado ele tem inúmeras opções e as provas são realizadas diariamente.

O valor da inscrição varia de acordo com a modalidade de vestibular que for escolhida. Os candidatos que não têm condições de arcar com a taxa de inscrição podem entrar com um pedido de isenção pela Central de Atendimento ao Candidato (CAC). Além disso, os estudantes que optarem pelo ingresso direto via nota do Enem são isentos de pagamento da taxa de inscrição.

No dia e horário agendado, o estudante deve comparecer na Central de Atendimento ao Candidato (CAC) do campus escolhido e realizar a prova. As provas podem acontecer ao longo do ano letivo. Isso porque muitas vezes existem vagas remanescentes que podem ser preenchidas por estudantes que optam por essa modalidade.

Após concluir a prova, basta o estudante aguardar alguns cerca de 20 a 30 minutos e conferir se foi ou não aprovado com um dos atendentes. Se aprovado, já pode realizar sua matrícula.

Como é a prova do vestibular agendado da FMU?

A prova do vestibular agendado da FMU é feita da mesma maneira que o vestibular da versão tradicional. A prova é composta por questões multidisciplinares e uma redação.

As matérias que caem na prova do vestibular agendado são as mesmas que no vestibular comum, ou seja: Língua Portuguesa; Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol); Literatura; História; Geografia; Física; Química; Biologia e Matemática.

Os candidatos que zerarem as provas ou não alcançarem pontuação igual ou superior a 3 na redação são desclassificados.

Para fazer a prova, assim como nos vestibulares comuns, o estudante deve ter concluído o ensino médio ou concluir até a data da matrícula para que possa ingressar na faculdade. Aqueles que ainda não concluíram só poderão fazer a prova por experiência.

O estudante deve levar consigo seu documento de identificação oficial com foto, comprovante do pagamento, ou isenção da taxa de inscrição, caneta esferográfica preta ou azul e lápis e borracha para fazer o rascunho da redação.

Se o candidato for menor de 18 anos, é necessário o comparecimento do responsável para verificar o resultado. Só assim ele poderá realizar a matrícula do estudante na hora.

Quais as vantagens dos vestibulares agendados?

Considerando que existe toda uma programação do estudante para que ele possa comparecer em loca, data e horário previamente estabelecido pelas instituições, isso envolve uma série de complicações para ele. Muitas vezes são gastos com transporte, estadia, alimentação em datas que não podem ser escolhidas pelo estudante.

Com a marcação da data pelo próprio candidato, ele tem mais flexibilidade para agendar a prova em um local mais adequado e/ou em uma data que mais lhe favoreça.

A liberdade de escolher a melhor maneira de realizar a prova do vestibular é um ponto muito positivo do vestibular agendado em relação ao vestibular comum. Afinal, muitas instituições acabam marcando suas provas no mesmo dia que outras, justamente para que o candidato tenha que escolher entre uma ou outra.

Com o vestibular agendado, o estudante pode fazer as provas tradicionais das universidades que só tem o vestibular comum e, depois, agendar uma data que mais lhe favoreça nas instituições que permitem essa escolha.

Também existe menos pressão psicológica para o estudante que está fazendo a prova agendada. Como não tem todo aquele volume de pessoas juntas realizando a prova, muitos podem se sentir mais tranquilos e menos pressionados por estarem fazendo a prova sozinhos.

Outra situação que o grande volume de pessoas pode causar também é aumento no trânsito local, hospedagem em hotéis próximos e toda aquela função que um número grande de estudantes causa nos locais próximos das provas.

Sendo o vestibular em um dia onde o próprio aluno escolhe a data, ele consegue fugir de toda essa movimentação e ter um dia mais tranquilo de prova.

Aproveite a oportunidade do vestibular agendado FMU

E você? Já ingressou em uma universidade? Se não, o que está fazendo aí parado? Aproveite essa oportunidade do vestibular agendado e garanta sua vaga no curso superior.

E se ainda quiser saber mais sobre esse e outros assuntos, continua acompanhando o nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui